Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O BC (Banco Central do Brasil) multou o PayPal em R$ 5,3 milhões por descumprimento das normas relativas à implementação do sistema de pagamentos instantâneos Pix, lançadas em 2020. A decisão foi ratificada pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Dias de Britto Gomes.

A empresa alegou ter feito esforços “verdadeiros para satisfazer os requisitos operacionais do Pix”, os quais exigiam transformar seu sistema fechado em plataforma aberta; contudo, essa justificativa não foi considerada suficiente, segundo o “Metrópoles”.

O PayPal abandonou o Pix em maio de 2023 e descontinuou todas suas funcionalidades relacionadas ao sistema no Brasil. Desde então, as transações da empresa no país passaram a ocorrer apenas por meio de cartão de débito ou crédito e boletos bancários. Em nota, a empresa afirmou que, “há dois anos, resolvemos uma questão pontual junto ao Banco Central” e que “não houve impacto sobre nossos clientes”.

A sanção reforça a atenção do regulador sobre o cumprimento das normas do Pix por instituições de pagamento e fintechs estrangeiras, especialmente em um momento de internacionalização crescente deste meio de pagamento e intensificação da fiscalização.

BC: Sistema financeiro é resiliente, mas riscos crescem

O BC (Banco Central) divulgou na quarta-feira (12) o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), referente ao primeiro semestre de 2025. O documento reforça que não há risco relevante à estabilidade do sistema, que segue resiliente, bem capitalizado e com boa liquidez. No entanto, o relatório destaca aumento nas perdas esperadas, maior risco cibernético e desafios relacionados ao crédito em um ambiente econômico mais restritivo

Segundo o BC, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) permanece sólido, mesmo com a desaceleração da atividade econômica e o arrefecimento do crédito. A rentabilidade do sistema cresceu, impulsionada por operações de crédito e ganhos cambiais, e os testes de estresse de capital e liquidez confirmam a robustez das instituições.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.