
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) entrou com uma ação judicial contra a bolsa de criptomoedas HTX, acusando a empresa de promover ilegalmente serviços de criptoativos a consumidores britânicos.
Segundo a FCA, a HTX não tem autorização para operar no país e violou o regime local de promoções financeiras, de acordo com informações do “Finextra”.
A ação foi registrada no Tribunal Superior de Londres como um processo civil. O regulador alega que a plataforma descumpriu os requisitos de conformidade ao oferecer ativos digitais para o público sem as aprovações necessárias.
FCA intensifica fiscalização
A HTX está ligada a Justin Sun, empresário chinês conhecido por investimentos bilionários em criptoativos. Recentemente, Sun comprou US$ 75 milhões em tokens emitidos pela World Liberty Financial, ligada à família Trump, pouco antes de uma ação por lavagem de dinheiro contra ele ser suspensa nos EUA.
A FCA tem intensificado a fiscalização sobre empresas cripto que atuam sem autorização no Reino Unido, parte de um esforço mais amplo para reforçar a proteção ao consumidor no setor.