Foto: Abner Garcia / Let's Money
Foto: Abner Garcia / Let's Money

Durante a ETH Latam 2025, principal conferência sobre Ethereum na América Latina, Ana Westfal, líder de crescimento de comunidade e negócios da Uniswap Labs no Brasil, compartilhou  por que o país é parte central da estratégia internacional da empresa. 

“Hoje, mais de 60% do volume da Uniswap vem de fora dos Estados Unidos, mas até pouco tempo todo o nosso produto e comunicação era voltado ao público norte americano. Isso não fazia mais sentido”, afirmou Ana.

Com uma abordagem voltada à localização, a Uniswap Labs montou equipes no Brasil, México, Colômbia e Argentina. “O Brasil é líder em adoção de cripto na região e quinto no mundo. Ainda assim, o mercado é dominado por corretoras centralizadas. Existe um espaço enorme para mais pessoas acessarem produtos onchain e explorarem as possibilidades das finanças descentralizadas (DeFi).”, destacou.

Em sua apresentação, Ana detalhou os produtos da Uniswap Labs, como a carteira, o aplicativo web e a API de negociação voltada principalmente para instituições, além da infraestrutura própria de blockchain, a Unichain. Também explicou os fundamentos das finanças descentralizadas. “DeFi é sobre operar sem intermediários, usando contratos inteligentes em blockchain. Isso significa mais eficiência e menos burocracia”, disse.

Foto: Abner Garcia / Let’s Money

Ana compartilhou sua jornada pessoal, do mercado tradicional à Web3, e ressaltou a importância de facilitar o acesso. “Trabalhar com DeFi não exige que você seja técnico. Nosso objetivo é criar produtos simples para qualquer usuário”.

“Durante a palestra, Ana também compartilhou experiências pessoais que a aproximaram das ferramentas descentralizadas, especialmente diante das limitações do sistema financeiro tradicional. Ela relatou situações do passado em que processos bancários trouxeram desafios e destacou como conhecer alternativas onchain ampliou sua visão sobre novas formas de acessar serviços financeiros.”

Foto: Abner Garcia / Let’s Money

Na entrevista à Let’s Money, Ana também comentou a participação da Uniswap Labs no evento: “Ficamos muito animados com o que está acontecendo. Tem muita gente interessada sobre o universo onchain. A ideia é mostrar que DeFi é para todos, com ou sem conhecimento técnico”.

Segundo ela, a empresa pretende seguir com iniciativas educativas e ampliar a presença local. “Nosso compromisso é a longo prazo. Queremos estar perto das comunidades, entender suas necessidades e adaptar nossos produtos ao contexto de cada país”, concluiu.

A Uniswap Labs lidera o mercado de DeFi com a marca de US$ 4 trilhões em volume negociado desde 2018 e mais de 125 milhões de carteiras conectadas ao protocolo. A empresa segue investindo em educação, acessibilidade e expansão global.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.