Reprodução: Tech in Asia
Reprodução: Tech in Asia

A Y Combinator, uma das principais aceleradoras de startups do Vale do Silício, anunciou que permitirá que empresas recebam investimentos em stablecoins a partir da próxima turma de primavera. Conforme reportou o TechCrunch, o famoso aporte de US$ 500 mil em troca de 7% de participação agora poderá ser transferido em USDC pelas redes Base, Solana e Ethereum.

Transferências mais rápidas e baratas

Segundo Nemil Dalal, sócio de cripto da Y Combinator, a decisão visa principalmente beneficiar fundadores que atuam em mercados emergentes. Transferências tradicionais via bancos podem custar dezenas de dólares e levar dias para serem concluídas, enquanto stablecoins permitem pagamentos globais em menos de um segundo por menos de um centavo.

A mudança não altera os valores ou termos do investimento padrão da aceleradora. As startups podem optar por receber em moeda digital ou manter o formato tradicional via transferência bancária. A flexibilidade elimina fricções como conversão cambial, intermediários bancários e atrasos em verificações de compliance que afetam especialmente empreendedores fora dos principais centros financeiros.

Momento regulatório favorável

A decisão coincide com avanços regulatórios nos Estados Unidos. A Lei GENIUS, aprovada em julho de 2025, criou o primeiro arcabouço federal para stablecoins no país, estabelecendo regras claras para emissores e exigindo reservas lastreadas 1:1 em dólar ou ativos de baixo risco.

Desde que apoiou a Coinbase em 2012, a Y Combinator já investiu em quase 100 startups relacionadas a cripto. Em setembro de 2025, a aceleradora firmou parceria com Base e Coinbase Ventures para incentivar projetos de “Fintech 3.0”, termo que descreve sistemas financeiros construídos inteiramente em blockchain. Com a normalização de stablecoins como infraestrutura de venture capital, outras aceleradoras e fundos seed devem seguir o movimento, especialmente para deals internacionais onde os trilhos bancários tradicionais seguem fragmentados.

Gabriel Pereira

Fundador da Let's Money

Fundador da Let's Money que da voz a quem constrói o mercado financeiro no Brasil e no mundo.

Fundador da Let's Money que da voz a quem constrói o mercado financeiro no Brasil e no mundo.