FinTech Scotland

Escócia lança Fintech Gateway com foco na América do Norte

Programa de 18 meses visa impulsionar fintechs escocesas para exportar, atrair investimentos e fortalecer reputação global

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Escócia lançou o programa North America Fintech Gateway, liderado pela Scottish Enterprise e pela FinTech Scotland. A iniciativa de 18 meses busca acelerar a expansão internacional das fintechs escocesas e, ao mesmo tempo, atrair novos investimentos estrangeiros diretos, especialmente da América do Norte.

O programa será voltado tanto para empresas sediadas na Escócia que estejam prontas para exportar, quanto para fintechs internacionais interessadas em expandir suas operações no país. Entre os incentivos estão acesso a redes locais de tecnologia e serviços financeiros, participação no programa US MarketBooster e orientações sobre contratação e regulação.

Fintechs escocesas miram expansão global

Atualmente, a comunidade fintech da Escócia conta com mais de 250 empresas, empregando 11.300 pessoas, sendo 1.700 delas vinculadas a fintechs de origem internacional. Cerca de 30% das empresas estão em estágio avançado de preparação para exportar, mirando especialmente os mercados da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

Para Reuben Aitken, diretor de operações internacionais da Scottish Enterprise, a nova estratégia reforça o papel central do setor no desenvolvimento econômico do país. “O setor fintech vibrante da Escócia já vale mais de £ 14 bilhões para nossa economia. O lançamento do North America Fintech Gateway vai apoiar novas oportunidades de exportação, atrair investimentos de alto valor e criar empregos”, afirmou, segundo o “Finextra”.

Já Nicola Anderson, CEO da FinTech Scotland, ressaltou o impacto global do programa: “Essa iniciativa combina nossa rede internacional com inteligência de mercado e suporte estratégico para que as fintechs escocesas escalem mais rápido. Também mostra que a Escócia é um ambiente propício e inovador para o desenvolvimento de soluções financeiras.”

Com isso, a Escócia se posiciona como um dos polos mais dinâmicos de inovação financeira na Europa, fortalecendo conexões transatlânticas e preparando o terreno para uma nova fase de crescimento internacional.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.