Klarna
Foto: Reprodução / LinkedIn

A Klarna anunciou um novo acordo estratégico com o Google para adotar toda a pilha de inteligência artificial (IA) do Google Cloud, da infraestrutura à plataforma e aos modelos generativos mais recentes. A parceria marca um passo importante na estratégia da fintech sueca de se posicionar como referência global em inovação orientada por IA.

Com mais de 114 milhões de usuários no mundo, a Klarna afirma que o projeto é “IA-first”, ou seja, coloca a inteligência artificial no centro de sua operação e desenvolvimento de produtos. A colaboração com o Google começará pela “velocidade criativa”, utilizando modelos generativos como o Veo 2 e o Gemini 2.5 Flash Image (Nano Banana) para criar lookbooks digitais dinâmicos dentro do aplicativo, com conteúdo visual interativo e personalizado para cada consumidor.

Além disso, a fintech vai usar IA para aprimorar sua biblioteca de mais de 200 milhões de imagens, regenerando e refinando fotos de produtos para oferecer uma experiência visual mais envolvente e de alta qualidade.

Klarna aposta em IA para criatividade e segurança

Segundo David Sandström, CMO da Klarna, o objetivo não é apenas eficiência operacional, mas também reimaginar a criatividade.

“Não estamos adotando a IA apenas para otimizar as operações, mas para repensar a criatividade em si. Ao combinar os principais modelos do Google Cloud com nossos insights de consumidores, criamos experiências mais inteligentes e personalizadas”, afirma, segundo o “Finextra”.

Os primeiros testes já mostram impacto significativo: campanhas baseadas em IA aumentaram em 15% o tempo médio gasto no app e em 50% os pedidos realizados.

A parceria também inclui o uso de IA para segurança e compliance, com o apoio da infraestrutura do Google Cloud no treinamento de redes neurais gráficas voltadas ao combate de fraudes e lavagem de dinheiro.

A Klarna é uma das fintechs mais agressivas na adoção de IA. Seu CEO, Sebastian Siemiatkowski, revelou que o assistente da empresa já realiza o trabalho equivalente a 700 funcionários. Recentemente, a companhia lançou até uma linha direta com um avatar de IA do próprio CEO, permitindo que clientes interajam e deem feedback sobre produtos e serviços em tempo real.

Com o reforço da parceria com o Google, a Klarna consolida sua posição como uma das fintechs que mais avançam na integração entre IA, design e segurança no setor financeiro global.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.