
A Stripe anunciou que vai lançar nos próximos meses o Stripe Capital na Austrália, expandindo sua solução de crédito para pequenas e médias empresas. O produto utiliza os dados de processamento de pagamentos das companhias na plataforma para oferecer financiamento pré-aprovado, com desembolso em até dois dias úteis e reembolso vinculado à receita do negócio.
O movimento acontece em um cenário no qual cerca de metade das PMEs australianas relatam dificuldades para obter crédito, segundo a própria empresa. “Com o custo dos negócios aumentando acentuadamente nos últimos anos, a Stripe Capital pode ajudar as empresas a se manterem resilientes em meio à incerteza econômica”, afirmou Karl Durrance, diretor-geral da Stripe para Austrália e Nova Zelândia, segundo o “PYMNTS”.
Stripe Capital amplia oferta de crédito para PMEs
O Stripe Capital foi lançado originalmente em 2019 nos EUA e, em 2024, chegou ao Reino Unido. Além de atender diretamente empresas que operam no Stripe, a solução também permite que plataformas que usam Stripe Connect ofereçam crédito a seus próprios clientes.
Estudos da companhia mostram que empresas que acessaram financiamento via Stripe Capital tiveram um crescimento de receita 114% maior do que as que não utilizaram o recurso, com mais da metade usando os recursos para contratar, comprar equipamentos ou ampliar estoques.
Crescimento da Stripe na região
A fintech já dá suporte a mais de 1 milhão de empresas na Austrália e Nova Zelândia, adicionando dezenas de milhares por mês. A entrada do Stripe Capital reforça a estratégia de consolidar a plataforma como infraestrutura completa para negócios digitais, combinando pagamentos, gestão e crédito em uma única solução.
Com a expansão, a Stripe busca fortalecer sua posição entre as fintechs globais que oferecem não apenas meios de pagamento, mas também acesso a capital como serviço, ampliando seu papel no ecossistema das PMEs.