
A plataforma de comércio eletrônico B2B da Alibaba.com anunciou que vai implementar em dezembro recursos de IA agente, chamados de “Modo IA”, que visam transformar a experiência de descoberta, avaliação e negociação de fornecedores. A nova funcionalidade interpretará consultas em linguagem natural, analisará especificações técnicas, logística, certificações e capacidades de produção, e oferecerá recomendações personalizadas em segundos.
De acordo com a empresa, o Modo IA se liga ao mecanismo de busca com IA “Accio”, lançado em 2024, e ao modelo de linguagem da Alibaba, denominado “Tongyi Qianwen (Qwen)”. A base de dados inclui mais de 50 milhões de empresas da rede internacional da plataforma, além de dados públicos.
O presidente da Alibaba.com, Kuo Zhang, afirmou que “a IA deixou de ser uma ferramenta complementar e está se tornando o sistema operacional da nossa plataforma”.
IA agente vai além do simples catálogo
Com o novo recurso, a Alibaba.com pretende oferecer não apenas descoberta de produtos e fornecedores, mas também negociação totalmente automatizada e ponta‑a‑ponta: da identificação ao pagamento seguro, passando pelo uso da garantia de comércio e suporte pós‑venda.
O destaque da solução está no acesso à “prateleira de produtos oculta”, fornecedores especializados, muitas vezes PMEs, difíceis de encontrar em buscas por palavras‑chave tradicionais, justamente por meio da inteligência da Accio.
Implicações para PMEs e comércio global
Para pequenas e médias empresas que buscam fornecedores ou que atuam como fornecedores, essa funcionalidade pode representar salto de eficiência e acesso a mercados mais amplos. No cenário de comércio internacional e cadeias de suprimentos complexas, a combinação de IA + automação promete reduzir custo de descoberta, acelerar negociações e ampliar visibilidade de players menores.
A Alibaba.com integra a IA como pilar estratégico, reafirmado por cortes de negócios menos relevantes e foco em “consumo e IA + nuvem”. A nova fase reflete o movimento global em que plataformas de comércio estão se transformando em ecossistemas inteligentes, onde dados, automação e IA convergem para oferecer experiência end‑to‑end.