Arte: Abílio Sousa | Dir Arte Let’s Media
Arte: Abílio Sousa | Dir Arte Let’s Media

A Anthropic, startup de inteligência artificial apoiada por Amazon e Google, anunciou a expansão do Claude for Financial Services, agora com integração ao Microsoft Excel, mais conectores de dados em tempo real e novas capacidades para análises financeiras.

Lançada inicialmente no meio do ano, a versão especializada do Claude oferece acesso aos modelos Claude 4.5, Claude Code e Claude Enterprise, com maior volume de uso e suporte à implementação corporativa. A grande proposta é transformar o Claude em um hub central para análises financeiras, unificando dados internos e externos, de plataformas como Databricks e Snowflake.

IA da Anthropic traz dados em tempo real

Agora, a IA da Anthropic passa a contar com dados em tempo real de provedores como Aiera, Chronograph, Moody’s, Egnyte e MT Newswires. Uma das integrações mais relevantes é com a London Stock Exchange Group (LSEG), que traz precificação de renda fixa, ações, câmbio, indicadores macroeconômicos e estimativas de analistas para dentro do Claude.

“Com o Claude for Financial Services, nossos clientes agora podem acessar dados e insights do LSEG para escalar a IA agêntica diretamente em seus fluxos de trabalho”, afirmou Ron Lefferts, co-diretor de dados e análises da LSEG, segundo o “Finextra”.

O lançamento também inclui o Claude para Excel, ainda em versão beta, que permite que a IA leia, analise, modifique e crie planilhas diretamente dentro do software. Claude pode ajustar fórmulas, preencher modelos com novos dados ou montar uma nova planilha do zero.

As atualizações marcam um movimento da Anthropic rumo à especialização da IA para serviços financeiros, incorporando desde modelos de fluxo de caixa descontado até relatórios de cobertura e análises de lucros. A promessa é acelerar decisões, reduzir erros e aumentar a inteligência operacional de instituições financeiras.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.