Levantamento

AWS: mais da metade das startups brasileiras já usam IA

Levantamento mostra que tecnologia vai além da eficiência e começa a gerar novos modelos de produto e receita no ecossistema brasileiro

Foto: Reprodução / LinkedIn
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A IA já deixou o status de hype entre as startups brasileiras. Segundo levantamento da AWS, 53% delas já utilizam inteligência artificial em seus processos e operações. E mais: 31% estão desenvolvendo novos produtos ou serviços com base na tecnologia.

O estudo “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil” aponta que 78% das startups acreditam que a IA transformará seus setores nos próximos cinco anos. Os usos mais comuns vão de atendimento ao cliente (66%) a treinamento interno (56%) e desenvolvimento de produtos (56%).

Levantamento da AWS aponta aumenta de receita

Entre as startups que já adotaram IA, 95% relataram aumento de receita, e 96% observaram ganho de produtividade. Além disso, 37% dessas empresas já contam com talentos especializados em IA, demonstrando não apenas uso pontual, mas um comprometimento com a internalização da tecnologia.

O ecossistema também demonstra otimismo: 89% das startups acreditam que a IA vai impulsionar o crescimento já no próximo ano, e 85% projetam redução de custos com o uso da tecnologia.

A aposta também se justifica por um contexto mais amplo. Segundo a AWS, o Brasil é hoje um dos ambientes mais competitivos para startups, com acesso a mercados globais (39%) e ecossistema maduro (40%).

Com uma adoção acelerada, a IA já está presente em 40% das empresas brasileiras, segundo dados da AWS, que estima um total de 9 milhões de organizações já utilizando a tecnologia.

Para Karina Lima, head de startups da AWS no Brasil, “o setor está não apenas adotando a IA, mas redefinindo processos e modelos a partir dela”.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.