Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Square, empresa de pagamentos da Block, anunciou nesta semana uma nova leva de ferramentas voltadas para pequenos e médios comerciantes, combinando IA e cripto em uma mesma estratégia. Entre as novidades, estão um sistema de pedidos por voz com IA para restaurantes, um assistente inteligente com insights locais e uma solução integrada de Bitcoin que permitirá aceitar e manter a criptomoeda diretamente no ponto de venda.

Os restaurantes e cafés que usam o ecossistema Square agora podem deixar que a IA atenda chamadas e processe pedidos de clientes. O assistente é capaz de responder perguntas sobre o cardápio e personalizar pedidos, como “quero minha comida apimentada, mas sem laticínios”, além de gerenciar solicitações de delivery.

Segundo a empresa, o diferencial da solução está na integração direta com o sistema de pagamento e quiosque da Square, permitindo que os pedidos feitos por voz sejam automaticamente processados, pagos e incluídos no fluxo de estoque.

Outras novidades incluem uma nova interface de quiosque, integração com o Grubhub para pedidos de entrega de terceiros e um gerenciador de estoque com IA que ajuda a prever e otimizar suprimentos.

Assistente Square ganha novas funções

O assistente de IA da Square, lançado em beta no início do ano, também está sendo aprimorado. Agora, ele oferece dados contextuais, como previsão do tempo, eventos locais e tendências do setor, e permite salvar visualizações de dados como widgets automáticos no painel dos comerciantes.

Além disso, os usuários passam a ter acesso ao histórico de conversas e a um painel móvel dedicado para acompanhar o desempenho do negócio em tempo real.

Seguindo a visão do cofundador da Block, Jack Dorsey, a Square também revelou uma solução integrada de Bitcoin com carteira própria e suporte completo a compras, vendas, saques e retenção da criptomoeda diretamente no painel da plataforma.

Durante o primeiro ano, os comerciantes poderão aceitar Bitcoin sem taxa de processamento, com uma tarifa de 1% a partir de 2027. Eles também poderão converter até 50% de suas receitas diárias em Bitcoin, um salto em relação ao limite anterior de 10%.

Desde o início do programa piloto, os usuários da Square já acumularam 142 Bitcoins, equivalentes a US$ 17 milhões.

“As ferramentas que estamos desenvolvendo atendem a duas necessidades críticas: não perder vendas e oferecer acesso a finanças avançadas”, afirmou Miles Suter, chefe de produtos de Bitcoin da Block, segundo o “TechCrunch”. “Queremos tornar o Bitcoin tão simples quanto um pagamento com cartão.”

O avanço da cripto na rotina empresarial

Com o novo conjunto de soluções, a Square quer transformar o Bitcoin em moeda funcional para pequenos negócios, não apenas um ativo de investimento.

Estudos da eMarketer apontam que o número de americanos usando criptomoedas para pagar por bens e serviços deve atingir 7,1 milhões até 2026, e a Block busca liderar essa adoção.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.