Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Clientes bancários na Suíça agora podem consolidar contas de diferentes instituições em um único aplicativo, com o lançamento da API de open banking bLink, desenvolvida pela SIX. O recurso permite que usuários acessem informações de diversas contas bancárias em um só lugar, seja em apps de bancos ou fintechs.

A novidade marca a entrada em operação de um sistema de multibanking em oito bancos suíços e dois provedores terceirizados, com mais de 30 instituições já oferecendo a interface necessária, de acordo com o “Finextra”.

O objetivo da iniciativa é permitir que entidades não bancárias tenham acesso seguro e controlado aos dados bancários dos clientes. Entre os casos de uso estão análises de gastos, gerenciamento de orçamento e recomendações de economia.

No app do Luzerner Kantonalbank (LUKB), por exemplo, já é possível visualizar contas de outros bancos com o apoio de um assistente financeiro inteligente. Já a fintech Liquid lançou uma solução voltada para jovens adultos, que combina gamificação com visão consolidada das finanças.

Segundo Christoph Müller, diretor de serviços bancários da SIX, a expectativa é que mais instituições passem a aderir à plataforma, ampliando os benefícios para clientes e criando terreno fértil para inovações financeiras.

O sistema bLink é baseado em APIs padronizadas e garante que a troca de dados só ocorra com o consentimento dos usuários, mantendo altos padrões de segurança e criptografia. A plataforma está sendo continuamente aprimorada com feedback de bancos e fintechs participantes, respeitando as particularidades de cada mercado nacional.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.