
A Kaia, blockchain derivada da fusão de Klaytn com Finschia, e a Line Next, braço Web3 da plataforma de mensagens LINE, anunciaram o lançamento do Projeto Unify, um superapp de stablecoin que deve estrear ainda este ano. A iniciativa visa facilitar pagamentos internacionais, remessas, serviços de rendimento de stablecoins, além de conversões entre moedas digitais e moedas fiduciárias.
O Unify será incorporado ao LINE Messenger, aplicativo com quase 200 milhões de usuários mensais espalhados por Japão, Taiwan e Tailândia, mas também deverá funcionar como app independente. O objetivo é unir num só ambiente transacional funcionalidades típicas do mundo cripto: carteira digital, emissão de stablecoin, operações cross-border e yields, segundo o “Finextra”.
Kaia e o diferencial
Para a Kaia, o diferencial será atuar como camada de orquestração de stablecoins, incluindo hubs de liquidez, rampas de entrada/saída para moedas fiduciárias e compatibilidade regulatória. O serviço pretende suportar stablecoins atreladas a várias moedas asiáticas, como iene, won, baht, além das usuais moedas pareadas ao dólar.
Por outro lado, existem obstáculos significativos: regulamentação local para stablecoins ainda em consolidação, interoperabilidade entre blockchains, e como lidar com liquidez e estabilidade cambial em sistemas multimoedas. Também é necessário superar barreiras de usabilidade, confiança do usuário e integração entre jurisdições diversas.
Em resumo, o Projeto Unify representa uma tentativa ambiciosa de unir finanças descentralizadas (DeFi), stablecoins e serviços de chat/mensagens num superapp. Se bem executado, pode impulsionar forte avanço na adoção cotidiana de stablecoins na Ásia.