Foto: Divulgação / Money 20/20
Foto: Divulgação / Money 20/20

O segundo dia da Money20/20 em Las Vegas, nos EUA, nesta segunda-feira (27), destacou como a indústria de pagamentos e fintechs está se movimentando rapidamente em torno de três eixos: inteligência artificial, infraestruturas de crédito flexível e cooperação estratégico‑global. Os anúncios realizados e as declarações de executivos reforçaram que o setor está em transição, de produtos isolados para soluções integradas, e de ofertas locais para protagonismo global.

PayPal apresentou uma colaboração com Venmo e Bilt, que permitirá aos usuários pagarem custos com moradia via Venmo, acumulando recompensas e pontos de crédito por pagamentos em dia. Outro destaque veio da dLocal, que anunciou o produto BNPL Fuse, uma solução de pagamento‑crédito em oito países para até 500 milhões de usuários com apenas uma API, com foco em mercados emergentes tradicionalmente excluídos do crédito.

Foto: Divulgação / Money 20/20

Já a Mastercard firmou parceria com Recorded Future para combater fraudes e crimes cibernéticos por meio de análise em tempo real de transações. Por fim, a iBusiness anunciou a solução iBuild para software bancário completamente codificado por “vibe coding”, englobando crédito, seguros, riqueza e pagamentos sem necessidade de desenvolvedor.

Visões disruptivas de executivos na Money 20/20

Vozes‑chave subiram ao palco para traçar cenários ambiciosos. Michael Saylor, da Strategy, afirmou que “o crédito lastreado em Bitcoin superará os produtos de dívida do século XX”, ao mesmo tempo em que defendeu que “nenhuma força na Terra pode parar uma ideia cujo tempo chegou”.

Mike Krieger, CPO da Anthropic, disse que “as capacidades de IA estão avançando tão rápido que alguns desses produtos nem são reconhecíveis em relação a três ou seis meses atrás. Hoje é o pior que eles serão.” Já Gunjan Kedia, CEO da U.S. Bank, ressaltou que as criptomoedas e stablecoins “mudam fundamentalmente como o dinheiro se move e quem pode movê‑lo”, defendendo foco em capital para comunidades.

Já Avritti Khandurie, VP de Produto da eBay Services, destacou que ferramentas como a “Magic listing experience” da empresa mostram que usuários aceitam recomendações de IA prontas, evidenciando que o desafio agora é unir agente, comércio e confiança.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.