Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Worldpay acaba de lançar o Embedded Finance Engine, um pacote de serviços financeiros embutidos — como empréstimos, contas bancárias e emissão de cartões — que pode ser integrado por plataformas de software diretamente em seus aplicativos. O movimento faz parte da estratégia da empresa de transformar seus parceiros em verdadeiras plataformas financeiras para PMEs.

A nova solução está disponível para empresas que usam o Worldpay for Platforms, e oferece uma camada completa de serviços financeiros sem que os parceiros precisem lidar com compliance, regulação ou estruturação de produtos. Tudo é gerido pela própria Worldpay, segundo o “PYMNTS”.

Avanço da Worldpay

O avanço da Worldpay ocorre num momento em que o Embedded Finance se consolida como diferencial estratégico para plataformas SaaS. Segundo estudo feito pela PYMNTS Intelligence com a Worldpay, 90% das PMEs consideram o acesso a crédito e serviços bancários integrados como essencial para o dia a dia.

Mais: 37% das PMEs dizem que trocariam de plataforma para uma que oferecesse crédito embutido. Entre as que já usaram essa funcionalidade, o índice sobe para 69%. A mensagem é clara: não basta processar pagamentos, é preciso ser o sistema operacional financeiro do cliente.

De gateway a infraestrutura bancária

Com o Embedded Finance Engine, a Worldpay busca exatamente isso: ajudar plataformas a irem além do checkout, oferecendo crédito, conta e cartão com integração simples e pré-configurada. “A missão é permitir que nossos parceiros sejam a solução completa para seus usuários”, diz Matt Downs, presidente da Worldpay for Platforms.

A estratégia também inclui expansão territorial. Em julho, a Worldpay anunciou a entrada do modelo no Canadá e Reino Unido, além de expansão na Austrália, reflexo da crescente demanda global por soluções de embedded finance.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.