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Dona da Sky aposta em IA generativa para atendimento automatizado

Grupo argentino Werthein investiu pouco mais de 223 milhões de reais na Illumia

Uma holding de mais de 90 anos de história decidiu entrar no mercado de inteligência artificial generativa. Trata-se da empresa argentina Werthein, que controla a DirecTV na América Latina e, no Brasil, a Sky. Para ampliar sua área de atuação, o grupo criou a Illumia, empresa que foca em soluções de atendimento ao cliente por meio de interações automáticas que simulam conversas humanas.

Foto: reprodução / Freepik

Para o CEO Daniel Figueirido, além dos benefícios para o cliente, que deverá ganhar mais velocidade para ter suas demandas resolvidas, a própria empresa deve ser favorecida: é projetado que dentro de dois anos, ocorra um faturamento de mais de um bilhão de reais – metade desse valor viria justamente do mercado brasileiro. O investimento na Illumia teria sido de aproximadamente US$ 40 milhões, o que equivale, hoje, a pouco mais de 223 milhões de reais.

A empresa nasceu como uma resposta ao impacto que a inteligência artificial generativa vem causando no mundo dos negócios. Enxergamos como uma onda muito grande de transformação e disrupção.

– Daniel Figueirido, sócio e CEO da Illumia

Os serviços da nova empresa, por ora, estarão voltados para áreas como atendimento ao consumidor, vendas, retenção de clientes e cobrança.

“No fim do dia, isso ajuda muito no sistema de fullfilment [todo processo que envolve o atendimento] e garante uma eficiência de custo importante, já que essas empresas têm grande pressão para aumentar sua rentabilidade. […] Esse modelo está presente em todas as formas que atuamos e como o usuário final busca, seja por telefone, por chatbox, por conversa no WhatsApp”

– Deniel Figueirido, sócio e CEO da Illumia

Testes iniciais

A Illumia começou a operar em outubro de 2024, mas de forma interna, atendendo empresas do próprio grupo Werthein. No entanto, a estreia oficial no mercado ocorreu em 19 de maio deste ano, com o objetivo de atender clientes em toda a América Latina. A tendência é que a Illumia ganhe cada vez mais espaço fora do próprio ecossistema.

“Para nós, a Sky é vista como mais um cliente. Estamos nos conectando com outras empresas da América Latina e Caribe que têm demandas similares […] Somos uma spin-off porque fazemos parte do processo de crescimento do grupo Werthein. E uma startup porque fizemos investimentos próprios no desenvolvimento da tecnologia para abrir novos mercados”

– Daniel Figueirido, sócio e CEO da Illumia