Uma das empresas de maior destaque na Febraban Tech 2025 foi, sem dúvidas, a Amazon Web Services (AWS). No evento focado em tecnologia e inovação do setor financeiro, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de junho, várias lideranças de diferentes segmentos se reuniram para discutir o futuro da economia digital, e a AWS esteve presente em vários desses painéis, coisa que acontece desde 2018.
A empresa foi uma das grandes patrocinadoras do Febraban Tech e aproveitou das circunstâncias para apresentar todo o seu ecossistema de soluções que visam modernizar o setor bancário. É possível focar, nesse sentido, nas aplicações em inteligência artificial generativa, machine learning, análise de dados em tempo real e plataformas seguras de desenvolvimento.

Foto: reprodução / Alura
O encarregado pelo setor de serviços financeiros da AWS no Brasil, Júlio Moraes, ressaltou em entrevista exclusiva a Let’s Money que os méritos da empresa passam pelo seu genuíno interesse na boa experiência do usuário.
“Quando a gente fala de principalidade no segmento financeiro, com certeza isso passa pela AWS, que tem ajudado nossos principais clientes no Brasil a modernizarem pelo processo de nuvem [...] Desde soluções básicas de infraestrutura até soluções avançadas de machine learning, somos obcecados pelo cliente”
AWS e Flexa lançam IA Generativa
Uma parceira que já dá bons frutos. É assim que pode ser definido o trabalho conjunto da Amazon Web Services (AWS) com a Flexa Cloud, que desenvolveram um assistente financeiro IA para a plataforma Meu Bolso em Dia. Quem tem dificuldade para lidar com orientação financeira encontra, no projeto (que também tem a colaboração da Febraban), uma solução através de tecnologia de ponta que é, acima de tudo, inclusiva.
Quem explicou melhor a funcionalidade da IA Generativa foi Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil, em painel na Febraban Tech 2025, que contou também com representantes do Banco Original e do Banco Central.
“O assistente de GenIA oferecerá suporte prático para consumidores e educadores de todo o País, em temas como endividamento, planejamento financeiro, formação de poupança e investimentos”
O momento para o lançamento do sistema foi o mais oportuno possível, segundo explicou o diretor, e reflete como a AWS estaria interessada não só em avançar tecnologicamente, como também mostrar seu compromisso genuíno com o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “Esse momento tem muito a ver com a essência da AWS, que diz respeito tanto à inovação quanto à capacitação”, comentou.
Essa fala de Morais na mesa pode ser constatada com números: a AWS teria investido no país, desde 2011, mais de US$5,6 bilhões (o que equivale a aproximadamente 31,24 bilhões de reais), e formou, dessa forma, uma base sólida de atuação e capacitação técnica, conforme pontuado pelo diretor:
“Treinamos mais de 800 mil pessoas no país no advento da nuvem. Esse é um legado de empregabilidade, inovação e impacto real na vida das pessoas [...] Durante esse período, nós ajudamos – e, de novo, ver a Febraban Tech nesse tamanho passou muito por empresas que nós ajudamos a capitanear com o advento da nuvem –, com investimentos, ajuda de infraestrutura, ajuda de capacitação técnica”
“O que a gente tem visto é que o Brasil é um grande polo de inovação tecnológica”
Para concluir, o gestor ainda comentou sobre a contribuição dada pela empresa à sociedade como um todo, já que utilizar a tecnologia para levar educação e informação para promover a saúde financeira também seria contribuir para o bem-estar das pessoas. O resultado? Esse deve vir em números expressivos nos próximos anos.
“O fato de nós conseguirmos capacitar jovens com o advento de uma plataforma digital e ajudá-los a ter um letramento maior em nível de financiamento [...] permite que essas pessoas tenham uma empregabilidade maior, que consigam inovar. Se, ao fazer esse letramento, conseguirmos aumentar a poupança desses jovens, eles terão capacidade de impactar em até 1% o PIB do Brasil”, concluiu.
Inovação para bancos e seguradoras
Durante o evento, Ronaldo França, responsável pelo setor de seguros da AWS, enfatizou o uso da IA generativa para aprimorar serviços e personalizar a experiência do cliente.
“A tecnologia não é mais apenas uma área de apoio, mas sim um pilar estratégico. A AWS oferece a infraestrutura, a inovação e a conformidade regulatória que o setor financeiro exige”
É possível citar também outro exemplo do uso prático das ferramentas da AWS: A plataforma Porto DataSense, apresentada por Eduardo Santana, data manager da Porto, seguradora que trabalha com soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente.
“Temos usado muitos serviços da AWS, como o MSK e o Kinesis, que nos ajudam a receber e tratar dados como eventos em tempo real”