
🍎🍌🥝🍊🍇
Uma verdadeira salada de frutas!
Hoje tem crédito, Open Banking, Pix, Drex, B2C/B2B/C2C/C2B, parcerias, demissões, análises e muito mais!
Na edição de hoje:
B2B, C2C, B2C e C2B: o que significam?
Adoção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) 👤
“Não existe intenção em mudar a forma de cobrança do Pix”
Boa leitura!
#1 B2B, C2C, B2C e C2B: o que significam?
Hua Li, em seu perfil no LinkedIn, publicou um diagrama que explica o que significa cada relação no mercado de pagamentos e cada margem de lucro:
🔹 C2C (Cliente paga Cliente)
Os cenários típicos incluem remessas transfronteiriças, etc. A margem de lucro é a mais elevada (6%) entre os 4 modelos de negócio e o volume é o mais baixo.
🔹 B2C (empresa paga cliente)
Os cenários típicos incluem salários, bem-estar e reembolsos. A margem de lucro é de 1,5% e o volume é de 2,5X C2C.
🔹 C2B (Cliente paga Empresa)
Os cenários típicos incluem pagamentos de comércio eletrônico e de mercado, PoS (ponto de venda) e cobrança. A margem de lucro é de 3,5% e o volume é superior ao B2C.
🔹 B2B (empresa paga empresa)
Os cenários típicos são o comércio e os investimentos entre empresas. O volume é bem superior ao restante dos 3 modelos de negócios, mas a margem de lucro é de 0,1%.

#2 Adoção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) 👤
Trouxemos aqui na Let’s News anteriormente uma comparação feita na W Fintechs pelo Walter Pereira que fazia uma comparação entre o SuperApp, projeto do Bacen, e o India Stack, sistema de interconexão da India.
Ontem, no LinkedIn, Walter fez uma análise da adoção nacional da Carteira de Identidade Nacional (CIN) que está sendo introduzida no Brasil:
Com a introdução da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o governo espera proporcionar aos brasileiros mais conveniência e segurança, uma vez que o CIN se baseia exclusivamente no CPF como número de identificação. No modelo anterior, um indivíduo poderia ter vários números de RG se o documento fosse emitido em diferentes estados do Brasil, o que tornava difícil detectar identidades falsas.
O material abaixo é de elaboração do W Fintechs com os dados do Poder360, que classifica a adoção em:
Adotado;
Testando; e
Não adotado.

A publicação completa do Walter Pereira em seu perfil pode ser conferida no link abaixo, com todos os insights:
#3 “Não existe intenção em mudar a forma de cobrança do Pix”
Durante a LiveBC #20, o diretor do BC, Maurício Moura, respondeu dúvidas sobre Pix, Juros, Câmbio, Drex e muito mais.
No perfil do Banco Central no LinkedIn, Maurício falou:
Não existe nenhuma, zero intenção de mudar a forma de cobrança do Pix, nem agora e nem no futuro.
O Pix vai continuar sendo 100% gratuito para o uso comum das pessoas físicas, para esse uso que a gente tem todo dia para transferir o dinheiro para um e para outro e para as empresas, o Pix já pode ser cobrado hoje, embora muitas vezes ele não seja, até por causa de um relacionamento da empresa com a instituição financeira. E vai continuar a ser assim.
Ou seja, em resumo, não haverá qualquer mudança no custo do Pix em relação ao que você já conhece hoje.
O vídeo completo você pode acessar no link abaixo: 👇
🔢 Número
45
Hoje o número não é de investimento nem de aporte, mas sim de demissão. Printi, uma gráfica online de produtos personalizados, demitiu 45 pessoas após a entrada de novo CEO.
O Startups apurou que a empresa desligou cerca de 45 pessoas nesta semana, majoritariamente das áreas de vendas e marketing.
O movimento acontece cerca de 1 mês depois da companhia contratar um novo CEO.
🤓 Links para você:
Pagamentos do Open Banking no Reino Unido dobram em volume. The Paypers
Banco Central divulga jornadas do Pix Automático. Cantarino Brasileiro
Efeito Pix: Brasil avança em ranking mundial de inclusão financeira. Veja Abril
Já pensou estar fora do Brasil e fazer um Pix? Entenda como isso é possível! Banco Central
The Banking-as-a-Service Model Explained. Marcel van Oost
Tuily lança cartão de crédito empresarial na Colômbia. LatamList
Teker levanta 1 milhão de rodada pré-semente. LatamList
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A revolução do crédito digital. Instituto Propague
Até a próxima
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