Mais da metade das empresas que utilizam o BFM (Business Finance Management) da Celero registraram aumento no lucro operacional, mesmo em um cenário econômico desafiador. O levantamento, realizado com clientes de 12 estados brasileiros e faturamento de até R$ 300 mil, analisou dados do primeiro mês de uso da solução até abril de 2025.

João Augusto Betenheuzer, CRO da Celero | Foto: Divulgação
Segundo a pesquisa, 54% das empresas tiveram variação positiva no lucro operacional, com mediana de crescimento de 20%. O dado mais relevante: 35% dessas empresas alcançaram o resultado exclusivamente por meio de otimização de custos e melhor organização do fluxo de caixa, sem aumento de receita.
A análise também mostrou consistência geográfica e setorial: 75% das empresas presentes em nove dos 12 estados analisados tiveram crescimento no lucro operacional, assim como 69% dos 32 segmentos estudados — de bares e restaurantes a indústrias de alimentos e centros de beleza.
Fluxo de caixa mais previsível
O estudo revelou que 85% dos gastos realizados pelas empresas haviam sido previstos no fluxo de caixa. Essa previsibilidade foi determinante para que 51% dos usuários apresentassem crescimento no caixa disponível após adotar o BFM, garantindo mais estabilidade, melhor planejamento de investimentos e maior segurança na tomada de decisões.
Entre as empresas que utilizam as ferramentas de gestão de recebíveis da Celero, 24% reduziram o prazo médio de recebimento dos clientes e 37% diminuíram os índices de inadimplência. Esses ganhos melhoram o capital de giro e fortalecem a sustentabilidade financeira no médio e longo prazo.
"O modelo BFM já vinha transformando a gestão financeira de empresas em outros países, mas ninguém estava disposto a investir tempo e recursos para adaptá-lo à realidade brasileira com a profundidade que o setor precisava ou olhando para o que realmente movimenta a nossa economia: as PMEs. Vimos aí uma oportunidade única de criar um BFM totalmente especializado nesse público, considerando seus desafios e particularidades. Nosso diferencial está em conectar dados de múltiplas fontes, processá-los com inteligência artificial proprietária e transformá-los em insights práticos e acionáveis. Tudo isso é entregue por meio de diferentes soluções, pensadas para gerar impacto direto na rotina do empreendedor e oferecer às instituições financeiras uma base sólida para auxiliar na tomada de decisões", afirmou João Augusto Betenheuzer, CRO da Celero, à Let's Money.
Gestão automatizada como diferencial competitivo
Para a Celero, os dados comprovam que a gestão financeira centralizada e automatizada é um diferencial aplicável a negócios de diferentes setores e regiões.
"O BFM dá ao empreendedor algo que antes ele não tinha: clareza. Ao centralizar e organizar todas as informações financeiras em um só lugar, ele consegue entender seu fluxo de caixa, prever necessidades e identificar oportunidades. Isso não só facilita a gestão no dia a dia, como abre caminho para acesso a crédito, melhores condições comerciais e mais confiança para investir no crescimento do negócio", conclui Betenheuzer.