O uso de stablecoins em pagamentos institucionais dobrou entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro de 2025, segundo relatório divulgado pela Bitso Business, unidade B2B da exchange mexicana. Os dados foram apresentados durante o Stablecoin Conference 2025, na Cidade do México, em que a Let’s Money foi parceira.

Foto: Divulgação

Batizado de Stablecoins Landscape in Latin America, o estudo analisou o comportamento de mais de 1.300 clientes institucionais da companhia e reforça o avanço da criptoinfraestrutura na região. “Na América Latina, não estamos apenas observando essa transformação, estamos liderando-a”, afirmou Daniel Vogel, CEO e cofundador da Bitso.

Empresas e setores em destaque

O relatório aponta que empresas de games e prestadores de serviços de pagamento (PSPs) lideram a adoção. O setor de games multiplicou por 5,3 vezes o uso de stablecoins em relação a 2024, enquanto os PSPs registraram crescimento de 68%.
Além das remessas internacionais, outros casos de uso já representam 45% do volume total movimentado na plataforma, incluindo operações de câmbio, tesouraria e arbitragem.

O México segue como o maior mercado, concentrando 47% das transações com stablecoins da Bitso no semestre. Brasil, Colômbia e Argentina também avançaram, cada um com alta entre 1 e 2 pontos percentuais no comparativo anual.

Na conferência, a Bitso Business apresentou também seu rebranding, trocando o tradicional verde por um tom de azul, em referência à consolidação como parceira de infraestrutura de mais de 1.900 instituições financeiras. “Quando lançamos a Bitso em 2014, cripto ainda era experimental. Hoje, ajudamos empresas a enviar, receber e converter moedas locais com rapidez e transparência”, destacou Vogel.

Hackathon MXNB

O evento também marcou a divulgação dos vencedores do Hackathon MXNB, competição global apoiada pela Bitso, Arbitrum e QED Investors. Entre os destaques, estão a Kustodia (pagamentos programáveis via SPEI), a RoomFi (tokenização de contratos de aluguel) e o ZamnaSec Protocol (firewall on-chain com IA para contratos inteligentes).

Com o relatório, o novo posicionamento e os cases apresentados, a Bitso Business reforça a tese de que as stablecoins se tornaram uma infraestrutura crítica para pagamentos globais, com impacto crescente nos mercados emergentes da América Latina.

Keep Reading

No posts found