Voltamos!

Como recompensa pela nossa ausência, trouxemos um vídeo curtinho em forma de tópico da Let’s News para incluir nas notícias do dia ao lado de boleto, Pix, Drex e Open Finance!

Na edição de hoje:

  • Boleto no mesmo dia + recorde do Pix

  • Pagamentos offline com o real digital

  • Open Finance no Brasil

Vamos lá:

#1 Boleto no mesmo dia + recorde do Pix

Em meio ao sucesso do Pix, as demais modalidades de pagamento do dia a dia dos brasileiros lutam para se manter atraentes. Agora é a vez do famigerado boleto passar por novas mudanças para enfrentar a popularidade do sistema de pagamento instantâneo.

A partir do próximo dia 15 de março, sexta-feira, a liquidação interbancária da cobrança do boleto será feita no mesmo dia do pagamento, o chamado D+0.

Outra parte continuará com sua liquidação ocorrendo no prazo D+1, ou seja, em um dia útil. A mudança estava prevista para janeiro, mas foi adiada para este mês.

Funcionará assim: se o cliente pagar o boleto até às 16h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que tiver com sua instituição financeira. Caso o pagamento ocorra após às 16h30, a liquidação será no dia seguinte.

O que muda para nós?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nada mudará para quem paga o boleto. A alteração ocorrerá para o credor do documento, isto é, aquele que irá receber o dinheiro. A novidade é parte do projeto de modernização dos boletos, será mandatória e incluirá 136 bancos.

Recorde

Por falar no queridinho dos brasileiros, na última quarta-feira (6), o Pix bateu um novo recorde. Conforme dados do Banco Central (BC), em um só dia foram 178,686 milhões de transações. O recorde anterior foi em 20 de dezembro, quando registrou 178,091 milhões de operações naquele dia.

“Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo BC em novembro de 2020”, disse o órgão.

#2 Pagamentos offline com o real digital

O Banco do Brasil e a Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) – empresa de tecnologia de segurança que oferece soluções ao setor financeiro – anunciaram nesta segunda-feira (11) um acordo de cooperação para operar pagamentos offline.

Usar uma pulseira, um cartão de plástico ou o próprio celular para fazer pagamentos com moedas virtuais sem estar conectado a internet. Basta uma aproximação entre dispositivos para transferir o valor do pagador para o recebedor de forma criptografada.

Já testada em países como Gana e Tailândia, a solução tecnológica começará a ser estudada no Brasil.

A transferência será realizada a partir do contato entre dispositivos, que terá dados criptografados pelo protocolo de segurança criado pela G+D.

A solução busca democratizar o acesso do Drex à população, permitindo que mais pessoas tenham como utilizar ferramentas de pagamento digital.

Uma pesquisa da Tecban identificou que 29% dos brasileiros utilizam dinheiro físico como uma das principais formas de pagamento no dia a dia. Nas classes C, D e E o número sobe para 32%. Já no Nordeste, a taxa fica acima da média, com 4 a cada 10 pessoas optando pelo dinheiro.

Drex

O piloto do Drex tem a participação de 16 consórcios. O grupo inclui desde grandes bancos até empresas de tecnologia, passando por instituições de pagamento, cooperativas, entre outros perfis de players.

O tema, porém, ainda está distante da população. Apenas 18% dos brasileiros conectados à internet sabem o que é o Drex, conforme pesquisa recente.

#3 Open Finance no Brasil

Mesmo diante de tantas vantagens, a implementação do sistema no Brasil enfrenta alguns gargalos, um dos principais relacionado à demonstração de valor dos produtos e serviços oferecidos. É fundamental que as empresas comuniquem de forma clara e transparente os benefícios para os consumidores, a fim de aumentar o engajamento e o retorno de valor.

Questões relacionadas à segurança e privacidade dos dados dos consumidores também representam um desafio importante. Os reguladores desempenham um papel fundamental na definição de diretrizes e normas que garantam a proteção dos dados e a interoperabilidade entre as instituições financeiras, promovendo a confiança dos usuários no sistema.

Contudo, as perspectivas futuras para o Open Finance no Brasil são promissoras. A competição entre os bancos para oferecer compartilhamento de dados e pagamentos automáticos entre contas do mesmo titular deve impulsionar ainda mais o desenvolvimento dessa iniciativa.

Importante citar, também, a crescente confiança dos usuários em relação à sua segurança. As futuras funcionalidades do Pix, como o Pix Automático e o Pix Agendado, devem contribuir para uma maior adesão e utilização do serviço no País.

É possível concluir que o Open Finance oferece uma série de benefícios significativos para os consumidores brasileiros, incluindo maior transparência, acesso a novos produtos e serviços, facilidade nas transações financeiras e personalização de serviços.

Superar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas por essa iniciativa é fundamental para impulsionar o setor financeiro brasileiro rumo a um futuro mais inclusivo e inovador.

🔢 Número

77%

A pesquisa da Mastercard foi realizada com consumidores de 14 países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil. Entre os principais resultados:

  • 77% dos consumidores latino-americanos utilizaram pagamentos eletrônicos.

  • 64% dos brasileiros usam cartões de crédito em compras presenciais.

  • 33% dos brasileiros preferem o crédito para compras online.

  • 55% dos brasileiros indicam que a adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pela conveniência.

  • 79% dos brasileiros consideram a segurança muito importante ao realizar um pagamento online.

  • 74% dos brasileiros consideram a privacidade dos dados uma prioridade.

🔈️ Vídeo

Menos fricção! Mais segurança e conversão.

Veja a seguir um breve vídeo que explica sobre a tecnologia do Click to Pay para as bandeiras de cartões e o que o Pix e a LGPD têm a ver com isso:

  • "Não adianta abrir conta só para ficar fazendo Pix", diz CEO da Jazz Tech. Finsiders Brasil

  • Mastercard faz parceria com Nexi para apoiar Open Banking na Europa. The Paypers

  • Fintech Prometeo anuncia lanzamiento de pagos cuenta a cuenta para el mercado mexicano. latamfintech

  • Empreendedorismo feminino: Superando desafios e redefinindo paradigmas. Startups

  • IA já é usada por 74% das MPMEs, diz Microsoft. Startups

  • Bancos terão mais tempo para investigar fraudes no APP. Finextra

  • JPMorgan investe em segurança ocular. Finextra

  • UPI da Índia chega ao Nepal. Finextra

  • OpenAI e Google prometem construir IA responsável. Finextra

👋 até a próxima

Essa foi mais uma edição da Let’s News. Quer nos ajudar a torná-la ainda maior?

Compartilhe com sua rede!

Keep Reading

No posts found