Recentemente Banco Central fez uma coletiva de imprensa sobre o Open Finance divulgando algumas informações sobre o ecossistema, como melhorias, e novidades.

Dentre elas, em análise da coletiva feita nas redes, temos o que ele ampliou a fase obrigatória de compartilhamento de dados para todas as Instituições Financeiras (IFs) com mais de 5 milhões de clientes, cobrindo 95% dos clientes do Sistema Financeiro Nacional.

Principais casos de uso do Open Finance:

  1. Economia de juros no cheque especial: Fintechs economizaram R$ 8 milhões em juros para os clientes ao cobrir saldo negativo com crédito mais barato.

  2. Ampliação de limite de crédito: Um banco ampliou em R$ 5 bilhões o limite de crédito para seus clientes, distribuído entre CDC e cartão de crédito.

  3. Redução no tempo de abertura de conta: Uma cooperativa reduziu o tempo de abertura de conta de 32 horas para 2 horas e 10 minutos.

Essa expansão está revolucionando o setor financeiro, com mais de 65 novos produtos desenvolvidos exclusivamente com base no Open Finance. Quase 30 milhões de CPFs e 250 mil CNPJs já consentiram no compartilhamento de seus dados bancários.

E por aí, sua instituições está por fora dessa tendência?

Keep Reading

No posts found