A maior plataforma de pagamento móvel do mundo (mais de 1.2 bilhão de usuários), Alipay agora utiliza óculos de realidade aumentada para efetuar quitações. Atualmente, mais de 250.000 unidades já estão em processo de produção.

Foto: reprodução / Unsplash
Os óculos AR serão integrados à tecnologia de pagamento digital da Alipay e são ativados quando os usuários acionam a verificação de voz para iniciar e confirmar as compras – é preciso digitar o código QR Alipay do comerciante.
De acordo com Zhu Mingming, fundador e CEO da Rokid, a velocidade desses tipos de transações financeiras é muito rápida, até mais do que os pagamentos feitos através de QR Code pelo celular, que duram aproximadamente 20 segundos.
“Equipar a Rockid Glasses com recursos de pagamento traz aos usuários uma experiência mais suave e intuitiva, ao mesmo tempo em que conduz a indústria de óculos de IA para a era do pagamento”
Esse seria apenas o primeiro passo, segundo o CEO. Para os próximos anos, é esperado que a tecnologia possa permitir que os usuários finalizem as transações olhando ou até gesticulando em direção à um produto.
“Por trás dessa inovação está a estreita colaboração com a Alipay em tecnologias de pagamento e risco. Olhando para o futuro, continuaremos a explorar novas experiências juntos”, concluiu.
Realidade aumentada x Realidade virtual
Se engana quem pensa que óculos de realidade aumentada e óculos VR são a mesma coisa. Enquanto a realidade virtual (VR) trabalha um ambiente totalmente digital e. consequentemente, imersivo, os óculos de realidade aumentada, como são os da Rokid, apenas combinam o o mundo real com elementos virtuais, o que permite uma uma interação mais integrada.