O economista Otávio Ribeiro Damaso, ex-diretor do Banco Central (BC), é o novo reforço do Nubank. Ele atuará como consultor para assuntos regulatórios e de gestão de riscos, segundo informação do site Finsiders (confirmada eventualmente em apuração da Let’s Money). No início do mês, o banco digital já havia anunciado que o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto, assumiria o posto de vice-chairman da empresa.

Foto: divulgação / Banco Central

Na contratação de Damaso é possível que a sua experiência tenha pesado muito. Foi sob o seu mandato de quase uma década como Diretor de Regulação do Banco Central (2015 a 2024) que houve o lançamento do Pix no Brasil e do Drex; o aumento do Open Finance; e a Criação de Fintechs de Crédito, o que permitiu a entrada de novas instituições financeiras no mercado.

Nos últimos anos de sua gestão, Damaso voltou sua atenção para o modelo de Banking as a Service (BaaS). O BC começou a examinar mais de perto esse modelo e implementou regras mais rigorosas para as instituições participantes do Pix, em busca de garantir a segurança e a estabilidade do sistema financeiro.

Assim como Campos Neto, Damaso concluiu seu trabalho comandando a diretoria de Regulação do Banco Central no final do ano passado, mesmo período  em que Campos Neto deixou a entidade e, desde então, cumpria obrigatoriamente a  quarentena de seis meses exigida pelo BC.

Veja a nota do Nubank na íntegra:

“O Nu, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, anuncia Otávio Ribeiro Damaso como consultor para assuntos regulatórios e de gestão de riscos, após completar um período de quarentena de seis meses, conforme determinação do Banco Central. Damaso atuará como observador permanente do Comitê de Auditoria e Risco da Nu Holdings Ltd. e do Comitê de Risco da Nu Brasil. Ele também aconselhará o grupo Nu como consultor em qualquer questão relacionada a ambientes de negócios ou de risco. Damaso possui ampla experiência nos setores financeiro e regulatório. Foi Diretor de  de Regulação no Banco Central do Brasil (Bacen) de 2015 a 2024 e Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central de 2011 a 2015. Antes de seus cargos no Bacen, foi Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2008 e membro do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) em dois mandatos distintos (2004-2007 e 2015-2024). Além disso, presidiu o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB e do Banco do Estado do Ceará. Damaso é formado em Economia pela Universidade de Brasília”

- Nubank, em nota

Keep Reading

No posts found