Agora sim: semana redondinha com muito conteúdo novamente em pagamentos.

Aos poucos vamos trazendo o que tem de novo e o que foi lançado nas últimas semanas aqui e lá fora. Até caça ao tesouro tem 😯

Na edição de hoje:

  • Faturas dos cartões com mais transparência, segundo o BC 💳

  • Visa e Web3

  • Olha as PMEs aí 👀👀

O número de hoje é no mercado de sorvetes, nada melhor nesse verão 😎☀️.

#1 Faturas dos cartões com mais transparência, segundo o BC 💳

O Banco Central (BC) publicou a Resolução BCB nº 365, que altera a Resolução BCB 96, de 19 de maio de 2021. O propósito é aprimorar a transparência e facilitar o entendimento das informações das faturas de cartão de crédito por parte de seus titulares, bem como incentivar a adoção de práticas de crédito responsável, o que pode reduzir os riscos de superendividamento das famílias e inadimplemento.

De acordo com os resultados de um experimento conduzido pelo Banco Central do Brasil e publicado no Relatório de Economia Bancária (REB), edição de 2021, as informações contidas nos demonstrativos e nas faturas de cartão de crédito (conta de pagamento pós-paga) podem induzir seu titular a não pagar a totalidade da dívida, abrindo caminho para um endividamento menos sustentável.

Agora será assim:

De acordo com a resolução, as faturas de cartão de crédito deverão passar a ter, a partir de 1º de julho de 2024, as seguintes áreas:

  • uma área de destaque, na qual devem estar apenas as informações essenciais para a tomada de decisão pelo titular da conta: valor total; data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito;

  • uma área para alternativas de pagamento, na qual devem estar apenas as informações que possibilitem ao titular da conta pós-paga comparar as opções disponibilizadas para liquidar sua dívida. Nessa área, devem estar, exclusivamente, as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório e valor total a pagar em moeda corrente; valor dos encargos a serem cobrados no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar pelo titular; e taxas efetivas de juros mensal e anual, além do Custo Efetivo Total (CET), relativos às operações de crédito passíveis de contratação;

  • uma área com informações complementares, na qual devem estar informações sobre lançamentos realizados na conta de pagamento, por evento; identificação das operações de crédito contratadas; valores relativos aos juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; data de encerramento dos lançamentos na fatura do período seguinte; identificação dos usuários finais beneficiários de pagamento ou transferência ; limites individuais para cada tipo de operação; saldo total consolidado das operações futuras, além de outras informações que a instituição emissora do instrumento de pagamento julgar conveniente.

Leia mais sobre o regulatório em matéria publicada pelo Bacen clicando aqui.

#2 Visa e Web3

A Visa lançou uma nova solução de fidelidade chamada Visa Web3 Loyalty Engagement Solution, permitindo que as marcas gamifiquem as recompensas.

Este serviço oferece experiências digitais aos seus clientes e programas profundamente envolventes, como caças ao tesouro 🏴‍☠️🪙 em realidade aumentada, brindes gamificados e novas maneiras de ganhar e queimar pontos de fidelidade. Com esta solução, as marcas podem recompensar os clientes não apenas pelas suas compras, mas também pelo seu envolvimento e interações com a marca, abrindo caminho para experiências digitais e do mundo real contínuas e imersivas.

De acordo com a declaração oficial da Visa, os consumidores procuram interagir com as marcas de novas formas e os programas de fidelização tradicionais não evoluíram na última década. Portanto, a Visa pretende fornecer itens colecionáveis ​​digitais exclusivos, seja na compra de ingressos para um evento esportivo ou na participação em uma caça ao tesouro em realidade aumentada. Esta nova solução de fidelidade digital ajuda as marcas a recompensar os clientes não apenas pelas suas transações, mas também pelo seu envolvimento ativo, abrindo caminho para experiências digitais seguras e do mundo real ao seu alcance.

Portanto, com o uso desta solução, as marcas podem envolver os clientes, fornecendo uma carteira digital onde podem aplicar recompensas em experiências virtuais, digitais ou do mundo real em diversos setores, como viagens, esportes e muito mais.

#3 Olha as PMEs aí 👀👀

A fintech brasileira, Stone , garantiu um compromisso de financiamento de US$ 467,5 milhões da US Development Finance Corporation (DFC).

Os fundos aumentarão a antecipação de recebíveis para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil, melhorando seu fluxo de caixa e reduzindo os riscos de inadimplência ao longo de um prazo de sete anos, com um período inicial de desembolso de seis meses.

A estratégia de financiamento da Stone centra-se no apoio a empresas lideradas por mulheres ou com uma força de trabalho maioritariamente feminina. Impacta principalmente empreendedores das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com os dados da Stone, um número significativo de clientes de PDV paga antecipadamente integralmente seus empréstimos de cartão de crédito, destacando a eficácia desse método no financiamento de pequenos varejistas.

🔢 Número

US$ 850 mil 🍨

A startup chilena de biotecnologia Bifidice levantou US$ 850 mil da Südlich Capital e dos investidores anjos Fernando Rex, Thomas Otesen e Gabriel Salinas.

Os fundos serão utilizados para continuar a crescer internacionalmente, aumentar a sua equipe e criar novas linhas de produtos.

Fundada em 2016 por Antje Bracker e Anastasia Gutkevich, a Bifidice produz sorvetes com tecnologia probiótica. O produto visa reduzir alergias e doenças crônicas.

  • As potencialidades do Drex para a inclusão financeira no Brasil. Exame Future of Money

  • Fintech chilena Levannta levanta US$ 10,5 milhões. LatamList

  • Bankme levanta US$ 1,5 milhão para novo produto financeiro. LatamList

  • Klavi tem novo diretor de assuntos jurídicos e DPO. Finsiders

  • Bradesco prevê fechar mais de R$ 1 bi em “lending as a service” para empresas no primeiro trimestre de 2024. Fintechs Brasil

  • Impulsionando a adoção do Open Banking – a jornada dos VRPs. The Paypers

  • Nubank recebe luz verde para expandir sua poupança na Colômbia. Finextra

  • OnlyPay recebe aporte de gestora de private equity e planeja escalar operação. Fintechs Brasil

  • AmFi e netspaces lançam financiamento de imóvel com tokens como garantia. Fintechs Brasil

Até a próxima

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