Bom dia! ☕😴

Se você assim como a gente não perde um painel de eventos sobre o mercado, provavelmente já está de pé para o último dia de Febraban Tech 2024 e vai querer relembrar tudo que rolou no primeiro e segundo dia.

Mas… se você é do time que prefere um soninho, não tem problema, porque hoje traremos um resumão para você ler quando acordar.

Na Let’s News de hoje, uma curadoria mais que especial para você que perdeu algum painel ou lançamento que ocorreu no FEBRABAN TECH 2024. Confira os destaques:

  • A hiperpersonalização a serviço do cliente

  • Práticas ESG para bancos

  • Quatro em cada 10 pessoas já sofreram fraude no Brasil

  • Casos de sucesso com IA

  • Desafio da regulamentação na IA

A Let’s News é a newsletter que te conta tudo o que é mais interessante da indústria financeira, de forma organizada e de graça 😁

IA

A hiperpersonalização a serviço do cliente

No painel sobre o uso da IA nas instituições financeiras para o uso, desenvolvimento e oferta de produtos hiper personalizados convenientes e eficientes, os profissionais do BB, Itaú, Bradesco e TCS debateram como as ferramentas de IA dessas instituições utilizam uma IA responsável e segura.

🤖 Qual a realidade hoje das instituições?

O Rafael do Bradesco contou que BIA, inteligência artificial do banco, surgiu ambiciosa para tentar resolver desafios internos da instituição, com diálogo informal que melhorasse a comunicação com o cliente final.

Ao perguntar “Qual meu saldo?” antes a resposta seria que o saldo está disponível no internet banking ou mobile. Hoje em dia ela fala seu saldo, aconselha, fala sobre cartão de crédito, faz Pix, transaciona, informa sobre fraude, etc.

Para o Itaú e o BB o caminho não foi diferente, os painelistas expuseram que a IA tem facilitado os processos, as análises, o relacionamento com o cliente inclusive com aconselhamento para micro e pequenas empresas.

🙁 Qual a frustração do cliente?

O erro da personalização.

Segundo os painelistas a maior frustração que uma instituição pode dar a um cliente é errar na oferta do produto que o cliente está buscando. Ex: oferecer crédito quando o cliente quer conhecer sobre investimentos.

Uma experiência similar trazida no painel foi quando um streaming recomenda um filme 🎥 que você gosta, você assiste e quando não gosta você informa um feedback negativo e diz que não gostou. O mesmo acontece com delivery e apps de mobilidade urbana, ao avaliar com estrelinhas ⭐

⭐ O feedback do cliente

O que tem sido percebido nas instituições é que o feedback ruim vem mais rápido do que o feedback positivo, este último vem em forma de engajamento do cliente, utilizando a hiperpersonalização de maneira curiosa, querendo saber diariamente o que a instituição estava recomendando para o seu perfil de relacionamento com o banco.

A interação recorrente com o canal é um feedback positivo.

O que você precisa saber do 1º dia🌍

  • Resumo do primeiro dia. A Prensa fez um resumo do primeiro dia de FEBRABAN TECH e seus destaques.

  • Agências. Soluções para aumentar a gestão de agências e caixas eletrônicos.

  • Iniciativas de IA. CEOs dos bancos destacam iniciativas de IA.

  • PLD. Evolução no combate à lavagem de dinheiro no Brasil.

  • GenAI. A inteligência artificial generativa (GenAI) está no topo de tendência, o que indica que pode ser uma bolha prestes a estourar ou uma vantagem para quem adotá-la agora.

  • Lançamento. Embratel lança Centro de Excelência em Inteligência Artificial.

  • Abertura. Abertura Febraban Tech 2024.

ESG

Práticas ESG para bancos

A responsabilidade social com o meio ambiente é um tema super em alta nos últimos anos e não poderia ser esquecido no painel do primeiro dia.

🌳 Como os bancos enxergam o tema no futuro?

As lideranças do Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander e BTG Pactual fizeram um amplo debate de como os bancos avaliam os recursos da inteligência artificial e as expectativas das instituições com o avanço desta tecnologia em conjunto com as práticas de ESG.

Marcelo do Bradesco destacou que o banco avança tem buscado utilizar apenas energia renovável, reforçando a importância das regulamentações. Por sua vez, o Milton do Itaú levantou o entendimento que esse não é um tema para competição, mas sim colaboração.

💪🏻Como se posicionar?

Carlos Vieira da Caixa mencionou no painel a importância de se posicionar principalmente em situações de calamidade e desastre ambiental, como é o caso do Rio Grande de Sul, utilizando da IA para evitar filas e mitigar os processos, tendo em vista os procedimentos que muitas vezes são burocráticos e devem ser flexibilizados nessas situações.

Uma solução mencionada foi o uso da IA para melhorar o processo de reconhecimento por biometria para atendimento ao público.

⌚ Melhoria de processos

Outro caso de uso que se beneficiou da IA foi a concessão de crédito imobiliário da Caixa, que reduziu de 3 dias para 3 horas o processo de montagem de crédito. A facilitação desse processo aumentou a economia diária e reduziu os custos.

NÚMERO

Quatro em cada 10 pessoas já sofreram fraude no Brasil

O Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024 do Serasa foi apresentado no FEBRABAN TECH 2024 e trouxe a visão de pessoas físicas e jurídicas sobre segurança, proteção e prevenção.

💸💸 Mais de 2 mil reais

Quando questionados se já foram vítimas de fraude, 42% dos entrevistados responderam que sim, e a perda média financeira - quando houve – foi de R$ 2.288.

Os golpes mais comuns envolveram uso indevido do cartão de crédito (39%) e falsifi cações de boleto/Pix (32%). Não é surpresa que esses golpes sejam os mais temidos pelas pessoas. Confira:

LINKS

O que você precisa saber do 2º dia

  • Riscos. Chefes de TI falam sobre os risco da IA na tecnologia.

  • Automação. A tendência do futuro no setor financeiro com o uso da IA e seu papel de se autogerir.

  • Web 3.0. Lançamento de Web 3.0 para facilitar a segurança do mercado financeiro.

  • IA. Plataforma de IA Generativa da Avanade reduz tempo de desenvolvimento de aplicações em 40%.

  • Nuvem. Pesquisa da PwC aponta que 78% dos bancos já usam a nuvem, mas apenas 10% conseguem os resultados esperados.

  • Fraude. 52% dos líderes financeiros planejam usar IA na detecção de fraudes.

CASES

Casos de sucesso com IA

O painel do segundo dia sobre o Percurso da IA com casos de sucesso emblemáticos iniciou com a apresentação de um vídeo que foi gerado inteiramente por IA, desde o roteiro até o visual.

⏩ Avanço da IA tradicional

Inicialmente, começamos com:

  1. O Google que respondia às nossas perguntas;

  2. Em seguida, tivemos a Amazon, com resposta e indicações;

  3. Seguida pela Netflix que utilizou as preferências do usuário; e

  4. Por fim o Waze, que dá mais detalhes de chegada, caminhos, etc.

A IA Gen surge após essas 4 fases, por meio do Chat GPT, com a criação de conteúdo novo e original, aprendendo e imitando padrões a partir de um grande volume de dados.

🪖 IA tradicional x IA gen

  • 72% utilizam a IA tradicional

  • 65% utilizando a IA gen

Nas organizações, o uso predominante da IA é pela tradicional. Como é na sua organização?

🚀 Cases de sucesso

Dentre os slides do Fernando Schmidt - Diebold Nixdorf, houve a apresentação dos cases de sucesso com a IA, mostrando grandes empresas que utilizaram a IA para beneficiar os seus produtos com melhoras em cada área como:

  • Economia financeira;

  • Redução de trabalho;

  • Redução de turnover;

  • Redução em espera e muito mais.

Outras utilizações em áreas como legal (jurídica), gestão de projetos e Rh foram trazidas na apresentação, além dos desafios do uso, mas que você pode conferir em um painel específico no próximo tópico.

REGULATÓRIO

Desafio da regulamentação na IA

O desafio principal é estabelecer um equilíbrio entre fomentar a inovação e garantir a proteção ao consumidor e a estabilidade do sistema financeiro. A discussão sobre a ética na aplicação e as estratégias para evitar vieses e garantir a equidade nos sistemas são fundamentais para o sucesso das aplicações em IA.

🤔 Desafios na utilização

A advogada Ana Frazão falou sobre os desafios na utilização da IA para proteção dos elos mais vulneráveis, haja vista a IA ser utilizada em decisões importantíssimas como recrutamento, promoção, demissão, além de serviços no setor público que fazem esse julgamento valorativo.

É nesse sentido que a advogada vê com bons olhos a necessidade de uma regulação para equilibrar os pontos dessa equação e mais do que isso, para gerar um nivelamento competitivo importante.

🏦 Segmento bancário

A painelista do Santander falou que no segmento bancário eles acreditam que proteção e inovação são dois conceitos que não são antagônicos na verdade eles convergem eles são complementares.

“É bem recente então para novos tempos nós precisamos de uma nova regulação Eu particularmente acredito que essa regulação é muito bem-vinda e que ela está pro setor bancário favorecendo o desenvolvimento de soluções ainda mais robustas e escaláveis para de fato oferecer valor e serviço pros nossos clientes Esse é o objetivo final.”

PODCAST

💱 Leia e escute sobre Febraban.

Novo Câmbio, Desligo no Ar!

Para entender um pouco de tudo, trouxemos alguém com experiência suficiente para que nosso papo seja uma aula! MARCELO LIMA, Assessor Técnico Especialista na FEBRABAN!

🌐Esteja preparado para desafiar o status quo e descobrir novas perspectivas neste podcast disruptivo sobre câmbio.

ANTES DE VOCÊ IR...

3 FORMAS COMO PODEMOS TE AJUDAR

Impulsionamos o mercado financeiro com conteúdo, conhecimento e comunidade. Diga olá para conversas profundas e contato com quem entende do assunto.

1)🫶 Anuncie sua marca em newsletters e podcasts especializados na indústria financeira - Let’s Ads

2) 🧠 Use nosso conhecimento para soluções de marketing de conteúdo, escrito e audiovisual - Let’s Content

3)🎙 Use uma estrutura de ponta para gravar podcasts, cursos e outros conteúdos - Let’s Studio

Vamos trabalhar juntos? Entre em contato

Keep Reading

No posts found