Se empresas varejistas, fintechs, marketplaces e startups podem oferecer serviços bancários aos seus clientes mesmo sem serem, necessariamente, uma instituição financeira, é por conta do BaaS, sigla para “Banking as a Service” (“Banco como serviço”, em tradução livre). Como, na prática, esse modelo vem transformando o setor financeiro foi tema debatido em painel do Febraban Tech 2025.

Foto: reprodução / YouTube

É válido ressaltar que essas empresas sempre tiveram certa vantagem: a de conhecer profundamente seus clientes, o que permite oferecer serviços financeiros de forma competitiva, mesmo sem serem bancos. Essa lógica foi destacada por Pedro Fortes, Diretor de Estratégia Corporativa e BaaS do Itaú Unibanco.

“Há muitos anos, e até décadas, instituições não financeiras praticam atividades bancárias por similaridade e por exercício prático. Essas empresas entendem que têm dados, contexto, relacionamento com o cliente, que as permitem ter um direito de ganhar, de competir, ofertando serviços financeiros”

- Pedro Fortes

Segundo Fortes, o BaaS está diretamente ligado à evolução do mercado financeiro, pois favorece a criação de um ambiente mais inovador e competitivo. “Eu vejo como uma quebra de paradigma absolutamente importante e que vem contribuindo para a criação de cada vez mais tecnologia no mercado financeiro do Brasil e do mundo”, completou.

Essa transformação também está ligada ao crescimento do modelo conhecido como “Embedded Finance”, que integra serviços bancários diretamente em plataformas não financeiras. Para Fellipe Marques (BTG Pactual), esse movimento foi viabilizado pela maturidade tecnológica alcançada. “Nada disso seria possível, essa aceleração, sem que as aplicações tivessem acompanhado a tecnologia. Essa conjunção de fatores fez com que esse potencial tenha sido explorado, alavancado nos últimos anos”, avaliou.

Já Carlos Benitez, CEO da BMP, destacou o papel estratégico do BaaS dentro de ecossistemas empresariais mais amplos.

“O BaaS existe para fomentar uma unidade de negócios de alguma atividade de segmento ou grupo econômico, onde você vai encaixar dentro do ecossistema onde ele existe, produtos e serviços. Você está trazendo eficiência e redução de custos para o mercado financeiro, portanto. O BaaS é você levar o banco para distribuir o produto dentro de camadas diferentes”

- Carlos Benitez

Keep Reading

No posts found