#TBT

Em lembrança a um passado não tão distante, temos o Pix Automático com um cronograma definitivo divulgado pelo Bacen, além do órgão estar a todo vapor para evitar as fraudes nas instituições e ainda: uma guerra sobre as taxas de juros dos cartões de crédito com um juiz neutro, o Bacen. Quem leva essa? ⚔️

Na edição de hoje:

  • Publicado cronograma definitivo do Pix Automático

  • Bacen reforça resolução sobre fraudes 🔒

  • Guerra dos cartões: a jabuticaba brasileira 💳

Segue o fio:

#1 Publicado cronograma definitivo do Pix Automático

Após a transmissão do último Fórum Pix, publicou-se o cronograma definitivo do Pix Automático, que utilizará os trilhos do Pix e do Open Finance, segundo o próprio Bacen.

O cronograma definitivo prevê a divulgação de todo o arcabouço regulatório em dezembro deste ano e o lançamento pleno em outubro de 2024. O BC também ratificou o cronograma estabelecido pela governança do OF para o desenvolvimento do trilho específico.

O novo cronograma consiste em:

Dentre os serviços, tem-se:

  • Serviços públicos (como água, energia e telefone);

  • Assinatura de serviços (como internet, streaming, clubes e portais de notícias etc.);

  • Pagamento de mensalidades (como escola, academia, condomínio e plano de saúde) e

  • Serviços financeiros (como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio).

Contagem regressiva de exatos 12 meses para o lançamento… ⏳🚀

#2 Bacen reforça resolução sobre fraudes 🔒

O Banco Central (BC) publicou resolução que dispõe sobre as medidas necessárias à execução do compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes de que trata a Resolução Conjunta nº 6, de 23 de maio de 2023.

Nesse contexto, visando uniformizar as regras e facilitar a sua implementação, a Resolução BCB nº 343 disciplina, entre outros, escopo mínimo dos dados e das informações a serem compartilhados, funcionalidades para a interoperabilidade do sistema, requisitos para a contratação do serviço de compartilhamento de dados e informações, detalhamento dos parâmetros afetos aos acordos de níveis de serviço, bem como os requisitos técnicos de segurança.

Dentre outras relações publicadas a nova resolução, há a previsão de prazos a serem obedecidos pelas instituições, declaração de conformidade do registro em relação aos dados, interoperabilidade entre os sistemas eletrônicos e tais medidas devem ser implantadas até 1º de novembro de 2023.

A nota completa publicada pelo Bacen você acessa clicando aqui e para acessar a íntegra da Resolução BCB nº 343, basta clicar aqui.

#3 Guerra dos cartões: a jabuticaba brasileira 💳

O debate sobre a cobrança ou não dos juros dos cartões vem sendo pauta para discussão nos últimos e nos próximos dias. Isso porque com a aprovação do Projeto de Lei 2685/2022 os bancos e as fintechs irão debater bastante a imposição do limite de cobrança de juros nos cartões de crédito.

Ao que parece há um time que é a favor da utilização menos desenfreada do cartão de crédito ao parcelar uma compra em várias parcelas, levando à criação de uma tarifa que desestimulasse essa prática.

Para 29,3% dos varejistas, as vendas no parcelado sem juros representam entre 50% e 80% do faturamento, o que chega a R$ 929 bilhões por ano. E para outros 13,2%, a fatia de vendas parceladas é superior a 80%, o que representa R$ 418 bilhões anuais. Aproximadamente 10% não souberam responder.

“Parcelar sem juros no cartão é um viabilizador de acesso com menor impacto no endividamento prejudicial”, (…) “A grande maioria dos brasileiros (78%) diminuiriam o consumo se o parcelamento deixasse de existir”.

Renato Meirelles

🔢 Número

27 milhões

É o número de clientes do Open Finance ao entrar na quarta fase. 😮

A Febraban anunciou nesta quarta-feira, 4, que o Open Finance entrou oficialmente na sua quarta fase de implementação pelas instituições financeiras do Brasil. Ao mesmo tempo, o projeto chegou à marca de 27 milhões de clientes.

🤓 Links para você:

  • Open Finance entra em quarta fase após chegar a 27 milhões de clientes. Exame

  • Brasil realiza 1ª transação com moeda digital da China e facilita pagamentos internacionais. Exame

  • Piloto do Drex entra em nova fase com testes sobre privacidade de dados. Exame

  • ApproPay lança operações na Colômbia em colaboração com Google. LatamList

  • Global66 apresenta a única conta em dólares reais que rende juros anuais de 6% aos colombianos. latamfintech

  • Fintechs tapi e Lemon unem forças para oferecer pagamentos por serviços com criptografia na Argentina. latamfintech

  • Fintech da PFM Uellbee lança nova solução para melhorar o histórico de crédito dos mexicanos. latamfintech

  • Inter vai lançar cartão de crédito para residentes nos Estados Unidos. Finsiders

  • Live do BC debate direitos dos correntistas. Bacen

  • Loggi contrata, demite e fala em “cortes pontuais” para ampliar eficiência. Startups

  • Startups latino-americanas recuam e captam apenas meio bilhão em setembro. Startups

  • A fintech norte-americana PayZen lança novo produto para aumentar a acessibilidade dos cuidados de saúde. Fintech Futures

  • PayPal se integra ao Apple Pay. Finextra

Até a próxima

Essa foi mais uma edição da Let’s News. Sabemos que a estrada será longa, divertida e com muitos aprendizados. Seu feedback é sempre bem-vindo! Se quiser fazer parte do nosso grupo no WhatsApp e contar sua experiência, será ótimo, é só clicar aqui (bem escondidinho mesmo, só para os mais interessados 😄).

Nosso sonho é que essa newsletter seja diária.

Para que isso seja verdade, precisamos trazer mais leitores e contar com você, que já nos apoia desde o dia um.

Consegue compartilhar com sua rede?

Super obrigado 😇

Keep Reading

No posts found