
Chegamos! Como sempre, feito nunca. 🌟📰
Parece que o Bacen andou respondendo muitas polêmicas dúvidas na Live do dia 16, incluindo tudo aquilo que foi feito e que movimenta essa news diariamente: Pix, Open, Drex e uma pitada de fofoca do que rola no mercado de pagamentos pelo Brasil e pelo mundo.
Na edição de hoje:
LiveBC tira dúvidas sobre Pix, SVR, Drex, Open Finance, inflação e rotativo do cartão
Tap to Pay para Iphone na Austrália 🦘
Recebíveis de cartão de crédito tokenizados 🗝️
Quer saber mais? Confere logo abaixo:
#1 LiveBC tira dúvidas sobre Pix, SVR, Drex, Open Finance, inflação e rotativo do cartão
A 20ª edição da LiveBC foi dedicada a tirar dúvidas que surgiram nas transmissões anteriores. O entrevistado foi o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Maurício Moura.
Pix: segundo o diretor, não há intenção do Bacen de mudar o uso do Pix e ele continuará 100% gratuito para pessoas físicas. Além disso, continuará não sendo tributado e não sairá da gerência do BC.
Juros rotativo do cartão: o diretor comentou que o mercado possui muitos participantes e mencionou a importância de encontrar a melhor solução e um equilíbrio do setor que, com a decisão do Congresso Nacional, deverá ser reestabelecido.
Open Finance: segundo diretor só há benefícios para o cliente, abrindo enormes possibilidades para o compartilhamento de informações financeiras.
Super app: o diretor comentou que é natural esse tipo de convergência na área tecnológica, mas que isso, se concretizado, é uma possibilidade que será explorada pelo mercado.
Drex: a diferença destacada pelo diretor entre o Drex e o real é que o Drex é uma moeda eletrônica programável, podendo ser atrelada a um contrato inteligente, também programável. O diretor deu o exemplo de um contrato de compra e venda de um carro.
SVR: foi mencionado que ainda há R$7,4 bilhões que não foram resgatados por meio do sistema. “É fácil, é rápido, é gratuito fazer o resgate.”
Além disso, ainda foi comentado pelo diretor na live a situação dos servidores do BC e das manifestações em atividade:
(…) Em dez anos, perdemos 800 colegas, por aposentadorias. Chegamos ao limite, precisamos de solução do governo para recuperar a capacidade de entrega da nossa equipe. (…)

O vídeo completo da live pode ser acessado clicando no link abaixo: https://youtu.be/2g0PVoIkrVI
#2 Tap to Pay para Iphone na Austrália 🦘
Mais uma vez a Austrália contando história aqui na Let’s News, porém agora com uma nova maneira de aceitar pagamentos sem contato e de maneira segura, apenas usando o Iphone e o aplicativo.
A Adyen, plataforma de tecnologia financeira global levou o Tap to Pay no Iphone para os clientes varejistas australianos. Para aceitar o pagamento sem contato, basta o dispositivo da Apple e o aplicativo iOS NewStore Associate.
Os pagamentos sem terminal são o futuro do varejo. As marcas não precisam mais depender de tecnologias de PDV que nem sempre são portáteis ou fáceis de usar
O Tap to Pay no iPhone permitirá que os clientes da Adyen:
Simplifiquem os pagamentos presenciais, eliminando a dependência de hardware de pagamento adicional para aceitar transações sem contato.
Permitindo uma forma conveniente, privada e segura de pagar aos clientes, uma vez que as transações são criptografadas e os dados de pagamento são protegidos pela mesma tecnologia que torna o Apple Pay privado e seguro.

#3 Recebíveis de cartão de crédito tokenizados 🗝️
Com todas as inovações e constante modernizações do mercado de pagamento atualmente, não há como os recebíveis de cartões de crédito ficarem de fora dessa evolução. 🚀
O CEO da AmFi escreveu em uma exclusiva do Finsiders sobre essa evolução do mercado financeiro e o futuro potencial desses recebíveis de crédito.
Recebíveis de cartão de crédito representam os valores que as empresas têm a receber por compras realizadas. Após a conclusão de uma transação, as credenciadoras e subcredenciadoras — responsáveis por fornecer maquininhas de cartão e links de pagamento — têm um prazo determinado para repassar esses valores aos varejistas, escreveu o CEO da AmFi.
Além disso, há um fator destacado por ele que é o investimento em tokens de recebíveis de cartão de crédito, que transforma ativos físicos em representações digitais, os chamados tokens, que são as versões digitais dos recebíveis físicos.
Já conhecia essa modalidade de tokenização? 🤔🤔
🔢 Número
US$ 8 milhões
Foi o valor arrecadado pela fintech brasileira especializada em soluções de parcelamento via Pix, Drip, para sistema de pagamento online que oferece instalações sem juros.
Com esse investimento, a startup brasileira Drip busca ampliar seus serviços e melhorar os benefícios para os usuários.
🤓 Links para você:
Neobanco Yape conseguiu atingir 1 milhão de usuários em seu primeiro mês de operação na Bolívia. latamfintech
Money Giver lança cartão de crédito desenvolvido pela Pomelo para fornecer soluções aos colaboradores da empresa no México. latamfintech
LiveBC tirou dúvidas sobre temas do Banco Central. Banco Central
Uma lista abrangente de demissões de tecnologia em 2023. TechCrunch
O aplicativo do PayPal agora pode rastrear seus pacotes, mesmo que você não tenha finalizado a compra com o serviço. TechCrunch
O Google está lançando novos recursos de acessibilidade baseados em mapas e câmeras. TechCrunch
Marqeta e Scalapay fazem parceria para expandir BNPL em toda a Europa. AltFi
Star lança CardPro Accelerator para acelerar e simplificar a implementação de serviços bancários digitais e produtos de cartão. AltFi
Bancos Oz apoiam rede de identidade digital. Finextra
Chefes de Fintech levantam temores regulatórios de IA no Parlamento. AltFi
Empregos verdes em alta: cresce a demanda por habilidades em sustentabilidade. Instituto Propague
Até a próxima
Essa foi mais uma edição da Let’s News. Sabemos que a estrada será longa, divertida e com muitos aprendizados. Seu feedback é sempre bem-vindo! Se quiser fazer parte do nosso grupo no WhatsApp e contar sua experiência, será ótimo, é só clicar aqui (bem escondidinho mesmo, só para os mais interessados 😄).
Nosso sonho é que essa newsletter seja diária.
Para que isso seja verdade, precisamos trazer mais leitores e contar com você, que já nos apoia desde o dia um.
Consegue compartilhar com sua rede?
Super obrigado 😇