O Mercado Pago quer se expandir para toda a América Latina ao lançar um sistema de ponto de venda (PDV) unificado para pequenas e médias empresas. O objetivo da nova plataforma, disponível para usuários que utilizam a terminal Point Smart, é oferecer um modelo integrado de gestão, desde pagamentos até inventário, caixa e análises de desempenho.

Foto: reprodução / Pinterest
“Esta solução não só complementa nossos meios de pagamento, mas permite integrar, em uma única ferramenta, o controle de inventários, o manejo de caixa, a gestão de colaboradores e a visualização de dados‑chave para seu crescimento”
O sistema consolida quatro frentes de gestão, segundo o executivo: aceitação de pagamentos com cartão, controle de estoque em tempo real, registro de caixa e geração de relatórios com métricas inteligentes. Um levantamento interno da empresa, que levou em conta mais de três mil estabelecimentos, apontou que 88% dos comerciantes reclamam da falta de softwares com insights, e 74% veem grande valor em ter inventário e vendas centralizadas.
O que facilita a adesão ao sistema é ele ser compatível com múltiplos dispositivos, como desktops, tablets ou a própria máquina Point Smart. Além disso, para facilitar a adoção, há duas opções de pagamento: mensal, por 99 pesos mexicanos, ou um plano anual de 950 pesos. Com a cotação atual de cerca de R$ 0,294 por peso mexicano, esse plano anual equivale a aproximadamente 279 reais.
Plano antigo
A chegada do software ao mercado vem sendo preparada desde o ano passado, quando o Mercado Pago iniciou os testes da plataforma com uma base restrita de usuários no Brasil. De acordo com a fala de Paula Arregui, vice-presidente sênior de adquirência do Mercado Pago, à Mobile Time, os módulos da nova plataforma foram originalmente desenvolvidos para uso interno da empresa.
“É um software que nasce dentro da plataforma. Esses módulos integrados serão chave do sucesso do produto. São ferramentas para pessoas que precisam de soluções simples”