Rodrigo Furiato, vice-presidente de negócios da Núclea, empresa de soluções em dados e tecnologia, conversou com exclusividade com a Let’s Money durante o Febraban Tech 2025 e comentou sobre as aplicações práticas da inteligência artificial para o setor financeiro e a consolidação do mecanismo de banco de dados blockchain.

Foto: reprodução / YouTube
“Vemos cada vez mais casos concretos de uso da inteligência artificial no dia a dia [...] o que a gente está resolvendo é um problema, é uma dor de mercado de consórcio, então a gente criou um mercado secundário de consórcio, mas acho que exemplifica bem isso da gente estar usando a tecnologia a favor de resolver as dores”
Ainda de acordo com Furiato, foi possível notar no evento esse neste ano o crescimento da presença de exchanges, algo ainda incomum até pouco tempo. A Nuclea, por sua vez, apresentou uma solução voltada ao mercado secundário de consórcio, além de revelar que há um mecanismo que busca automatizar a coleta de firmas e poderes de clientes pessoa jurídica.
“O mais bacana disso é que o blockchain fica por trás como tecnologia. O que a gente está resolvendo é um problema de mercado [...] Temos conseguido ver casos práticos da tecnologia resolvendo dores reais”
Para essa segunda solução, a Núclea está integrando IA com dados de juntas comerciais, acelerando processos e reduzindo fraudes.