O roxinho virou réu. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação civil pública contra o Nubank, acusando a instituição de práticas abusivas na concessão de crédito. A promotora Joseane Suzart, responsável pelo caso, afirma que o banco falha no dever de informar riscos, aplica juros excessivos e, em alguns casos, teria liberado empréstimos sem solicitação dos clientes.

Foto: Divulgação
Entre as denúncias, estão também cobranças indevidas, parcelamentos forçados, serviços não contratados e ausência de opções legais para quitação antecipada de dívidas. Em resumo: um combo de violações que, segundo o MP, empurra consumidores de boa-fé para o superendividamento, de acordo com informações do portal “Bahia Notícias”.
Quando o crédito vira armadilha
A promotoria aponta que o Nubank oferece produtos sem autorização e ignora obrigações básicas do Código de Defesa do Consumidor. Em vez de avaliar a capacidade financeira dos clientes, a empresa estaria promovendo um ciclo de endividamento com taxas agressivas e renegociações opacas.
A proposta de um acordo extrajudicial (TAC) foi recusada pelo Nubank — e o processo foi à Justiça, com pedido de liminar para forçar mudanças imediatas nas práticas da fintech.
O que diz o Nubank?
Em nota enviada à Let's Money, o Nubank contesta as acusações. Afirma que:
O Nubank atua em conformidade com a legislação brasileira, com o Código de Defesa do Consumidor, e age em absoluto acordo com as normas regulatórias. Contestamos as afirmações feitas pelo Ministério Público da Bahia no referido processo e esclarecemos que:
• Prezamos pela transparência e utilizamos linguagem simples e direta para informar aos consumidores sobre regras e taxas de juros de operações de crédito antes da contratação.
• Os valores são disponibilizados somente após a contratação, que só pode ser feita através do aplicativo do Nu.
• O Nubank possui taxas de juros competitivas em diversas linhas de crédito e uma política rigorosa de concessão. Com o NuScore, apresentamos a nota de crédito dos clientes e damos transparência sobre os fatores que influenciam na construção ou melhora do perfil de crédito junto à instituição. • Disponibilizamos a todos os clientes a possibilidade de antecipar parcelas e quitar dívidas antecipadamente, pelo aplicativo.
• Fazemos ações frequentes de renegociação de dívida. A mais recente, e maior delas, ocorreu em abril e ofereceu descontos de até 99% a mais de 6 milhões de clientes.
• O Nubank ocupa a melhor posição no ranking de reclamações do Banco Central há quatro trimestres consecutivos, é campeão há oito anos consecutivos na categoria Bancos e Cartões Digitais – Megaoperações do Prêmio Reclame Aqui, principal plataforma de avaliação de serviço ao consumidor no Brasil e detém do selo RA 1000, conferido às empresas que se destacam pela qualidade excepcional no atendimento.
O Nubank esclarece que, ainda assim, pediu audiência com a promotora, não foi atendido e, antes do fim do prazo dado para que se manifestasse e esclarecesse os pontos acima, a ação civil pública foi ajuizada.