O Nubank anunciou, nesta terça-feira (19), uma reformulação no cartão Ultravioleta Mastercard Black, voltado para clientes de alta renda. A partir de agora, o produto passa a oferecer mais benefícios em viagens e cashback instantâneo, mas também terá mensalidade mais cara e perde o rendimento de 200% do CDI sobre o saldo acumulado.

Foto: Divulgação / Nubank
Os clientes Ultravioleta passam a contar com 1,25% de cashback em todas as compras no crédito ou 2,2 pontos por dólar gasto, com crédito imediato na conta. O cliente pode optar por usar o cashback como quiser, inclusive em investimentos.
Entre os destaques anunciados pela fintech estão:
Transferência de pontos para LATAM Pass, Azul Fidelidade e Smiles;
Isenção de IOF em compras internacionais, com estorno em até 7 dias;
Quatro acessos gratuitos por ano à Priority Pass, com mais de 1,7 mil salas VIP;
eSim internacional de 10GB por ano, válido em mais de 150 países;
Conta global em parceria com a Wise Platform, com spread zero em mais de 40 moedas;
Vantagens no Nu Viagens, como até 9 pontos por dólar ou 5% de cashback, além de proteção contra variação de preços.
“Ao analisar os hábitos dos clientes, entendemos que a combinação de cashback e pontos é mais competitiva e vantajosa para a maioria”, afirmou Aly Ahearn, vice-presidente do Nubank Ultravioleta, durante o lançamento.
Fim do rendimento de 200% do CDI
Uma das principais mudanças foi a descontinuidade do rendimento automático de 200% do CDI sobre o cashback, disponível até setembro. Segundo a fintech, os estudos internos mostraram que o novo modelo é mais vantajoso para a maioria dos usuários.
“Você precisaria ficar muito tempo sem usufruir do cashback para que o rendimento de 200% do CDI fosse mais atrativo. O novo formato atende melhor a maior parte da base de clientes”, completou Ahearn.
Mensalidade mais cara
Atualmente, o cartão custa R$ 49 por mês, com isenção para quem gasta acima de R$ 5 mil na fatura ou mantém R$ 50 mil investidos. Essa regra será mantida por 12 meses para os atuais clientes.
A partir de 2026, e já para novos clientes, a mensalidade sobe para R$ 89, com isenção para gastos a partir de R$ 8 mil mensais ou R$ 50 mil investidos.
Concorrência reage
Apesar dos novos benefícios, o aumento de preço e a retirada do rendimento extra abriram espaço para críticas no mercado.
“O Ultravioleta ficou mais caro e perdeu atratividade com o fim do 200% do CDI. Isso reforça a importância de soluções alternativas, como a nossa, que oferecem cashback no Pix sem mensalidade e sem necessidade de trocar de banco”, comentou Luiz Ramalho, CEO da Magie, em publicação no LinkedIn.