Bom dia!

Na Let’s News de hoje, uma leve ressaca da Febraban, com muita novidade do mundo Open. O assunto esquentou e as instituições têm feito lançamentos quentes🔥.

  • Pagamentos por aproximação em alta

  • Open Banking para Bitcoin

  • “Pix Inteligente”

  • BMP na vanguarda: inovações e debates sobre o futuro dos bancos e das fintechs

  • IA generativa 'humaniza' atendimento a clientes?

A Let’s News é a newsletter que te conta tudo o que é mais interessante da indústria financeira, de forma organizada e de graça 😁

NFC

Pagamentos por aproximação em alta

Recentemente, o Banco Central (BC) divulgou as Estatísticas de Meios de Pagamento e, evidentemente, os pagamentos digitais têm crescido nos últimos anos, ao passo que os outros meios de pagamento têm perdido a preferência dos brasileiros.

💳 Crédito e débito

Olha só que interessante: as transações por aproximação, aquelas que a gente só encosta o cartão ou o celular, cresceram de forma impressionante!

  • No crédito, essas transações pularam de 23,1% para 31,1% entre 2022 e 2023.

  • No débito, o salto foi de 24,4% para 35,2%.

📲 O preferido é o celular

E sabe quem estão dominando mesmo? Os celulares! Em 2023, nada menos que 82% das transações foram feitas por esses dispositivos.

Parece que todo mundo agora só quer saber de pagar pelo celular!

Ah, e não podemos esquecer do Pix, nosso querido meio de pagamento instantâneo. Ele foi responsável por 39% dos pagamentos no ano passado, só ficando atrás dos cartões, que ainda lideram com 41%. 💸

🏧 É o fim dos ATMs?

Mas, calma lá, nem tudo é digital. Os dados do BC mostram que os canais presenciais, como caixas eletrônicos e agências bancárias, ainda são super importantes. Cerca de 42% do volume total transacionado em 2023 foi por esses meios tradicionais.

O que você precisa saber do Mundo 🌍

  • BNPL. A provedora de serviços financeiros sediada na Holanda, Mollie, fez uma parceria BNPL Riverty para adicionar um método de pagamento flexível para seus clientes.

  • Regulatório. O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (CBUAE) anunciou que emitiu o Regulamento de Open Finance.

  • Expansão do Open. A provedora de pagamentos Open Banking Noda, sediada no Reino Unido, expandiu sua rede Open Banking para o Brasil.

  • Cartão de crédito. A FICO destacou o impacto do aumento dos custos de combustível, da inflação e das pressões salariais no uso de cartão de crédito e na gestão de dívidas em 2023-2024.

  • Hack. A fintech de transferência de dinheiro Wise diz que alguns de seus clientes podem ter sido afetados pelo recente hack no Evolve Bank & Trust.

  • Encerramento. O Lloyds Banking Group revelou o fechamento de 60 novas agências para o restante do ano e 2025.

BITCOIN

Open Banking para Bitcoin

A Mesh, fintech americana, se juntou com a Conio, fintech italiana, para lançar a primeira solução de Open Banking para Bitcoin na Europa.

🪙 Quase meio milhão de clientes

Agora mais de 430.000 clientes na Itália terão acesso integrado ao ecossistema de criptomoedas, tudo isso através da plataforma da Conio. 🇺🇸🤝🇮🇹

👛 Wallet & câmbio

Os usuários poderão vincular suas carteiras de Bitcoin com as principais plataformas de câmbio de ativos digitais, como Binance, Coinbase e Kraken. E tem mais plataformas a caminho! Isso vai facilitar muito a vida de quem tem contas em várias exchanges, permitindo gerenciar tudo diretamente pelo aplicativo da Conio. 📲🔗

O objetivo desse projeto é melhorar o processo de transferência de Bitcoin, resolvendo problemas comuns como:

  • uso de QR codes; e

  • o manuseio complicado de endereços.

Além disso, visa reduzir os riscos de transferências incorretas e aumentar a segurança dos usuários. A Conio utiliza um sistema de custódia com três chaves privadas, garantindo uma proteção extra para os ativos digitais. 🔒

🎊 O cenário é otimista

Os representantes da Conio estão animados com essa colaboração, que promete consolidar um ecossistema integrado e simplificar o uso de soluções de custódia segura.

PIX

“Pix Inteligente”

Divulgação:

A Noh, conhecida por sua conta conjunta para casais, está testando o “Pix Inteligente” este mês.

Essa nova funcionalidade promete revolucionar as transferências automáticas entre contas bancárias de mesma titularidade, utilizando a estrutura do open finance. E tudo isso foi feito em parceria com a Iniciador, uma plataforma de infraestrutura para iniciação de pagamentos. 🔄📲

Com o “Pix Inteligente”, os usuários podem abastecer a carteira da fintech sem sair do aplicativo.

🤔 Como funciona?

É super simples: basta autorizar a Noh a trazer dinheiro em seu nome de uma instituição financeira, estabelecendo um limite diário. Depois, é só selecionar a opção “abastecer” e escolher o valor que deseja transferir. Prático, né? 💼💡

Obs: se você quiser ver, em vídeo, como funciona, confere lá no LinkedIn a publicação ou então vai lá na Let’s Open que saiu tudo ontem 🔥

No momento, essa novidade está disponível apenas para quem tem contas no Nubank, Itaú e Mercado Pago, mas a Noh já prometeu de dedinho🤞🏻que outras instituições financeiras serão incluídas no futuro. A fintech já testou algo parecido no passado, mas as transações exigiam migrações entre os aplicativos dos bancos. 🚀🔜

Octavio Turra, CTO e cofundador da Noh, alerta que a popularização do recurso precisa de ação colaborativa das instituições financeiras. Ele lembra que o Pix “comum” só se popularizou porque o Banco Central criou regras para que todas as instituições disponibilizassem o recurso, atendendo a padrões de qualidade. 🏦📈

LINKS

O que você precisa saber do Brasil

  • Entrevista. Diretor de Regulação do BC dará entrevista hoje (4/7) sobre o Open Finance.

  • Criptomoedas. A plataforma de investimentos Robinhood, planeja oferecer contratos futuros de criptomoedas para seus usuários nos Estados Unidos e na Europa.

  • ITP. A Cumbuca, fintech de compartilhamento de despesas, recebeu autorização para operar como iniciador de transação de pagamento (ITP) via Pix no Open Finance.

  • Plano Real. Como o Plano Real, que completou 30 anos fertilizou o terreno para o surgimento de novos entrantes no sistema financeiro.

  • Portabilidade. Entrou em vigor em 01/07 a Resolução CMN n° 5.112, que definiu a portabilidade das dívidas no cartão de crédito.

  • Marketplace. Comprar uma TV no app do banco e ver o saldo no WhatsApp: entenda como.

  • E-commerce. O Submarino chegou ao último capítulo de sua existência. Depois de 25 anos, a marca será desativada e incorporada ao site da Americanas.

FEBRABAN TECH 2024

BMP na vanguarda: inovações e debates sobre o futuro dos bancos e das fintechs

Durante a Febraban Tech 2024, a BMP protagonizou várias pautas sobre o mercado financeiro

Febraban Tech 2024 - Painel BMP & QITech

A BMP foi destaque na Febraban Tech 2024 não só pelo imponente estande que movimentou o evento com os arremessos que premiavam o público com bolas de basquete, mas também pela sua área de conteúdo que contou com renomados executivos para apresentar e debater as tendências do mercado.

Além da participação ativa no estande, Carlos Benitez, Fundador e CEO da BMP, também participou da programação oficial da Febraban Tech. No segundo dia de evento (26), Benitez apresentou sua palestra sobre sua visão dos bancos em 2030 e de como as instituições estarão operando no futuro. Para o executivo, em breve será mais simples integrar plataformas digitais, financeiras ou não, proporcionando uma interação rápida e dinâmica dos consumidores com qualquer tipo de produtos e serviços. Dessa forma, as plataformas evoluirão para ecossistemas, onde ampla gama de facilidades geridas por Inteligência Artificial estarão disponíveis. 

Na visão de Benitez, cada público terá produtos específicos dentro de ambientes relacionados a sua área de interesse e atuação. Ele usou como exemplo um caminhoneiro que quando precisar de pneus, ao invés de procurar e cotar em diferentes varejistas, poderá solicitar o produto dentro do seu ecossistema que irá entregá-los nas melhores condições de prazo, preço e pagamento. Para Benitez, o mesmo acontecerá com os serviços financeiros, que serão fornecidos de acordo com a necessidade do cliente e não com o interesse da instituição. 

“É uma evolução de ecossistema, que talvez não seja um aplicativo, mas um ambiente que agregue, valide e orquestre essas informações. Você não vai saber quem está vendendo, você vai escolher o produto ou serviço. Ou seja, é uma visão reversa do processo de hoje, você está indo no fim, não na origem. E é a Inteligência Artificial que te dará o resultado”

Carlos Benitez, CEO do BMP

Dentro da área de conteúdo do estande BMP, foi destaque o debate entre Carlos Benitez e Pedro Dowell, CEO da QI Tech, empresa que também atua na infraestrutura de serviços financeiros, sobre o futuro das fintechs. Os executivos, moderados por Danylo Martins, editor do Finsiders Brasil, destacaram que um novo mercado financeiro está em construção, por isso empresas concorrentes podem atuar de maneira colaborativa, visando beneficiar toda sociedade.  Sobre a atuação do Banco Central na regulamentação do BaaS, Dowel destacou que as áreas “cinzentas” têm recebido atenção especial, principalmente os mercados de cripto, jogos e apostas, com objetivo de evitar sites fraudulentos e negócios escusos. 

Os executivos concordaram que embedded finance deverá evoluir e que IA e Open Finance serão responsáveis pelo crescimento dos serviços financeiros, inclusive pelo incremento na concessão de crédito. Sobre o futuro das Fintechs, Benitez acredita que sobreviverão as iniciativas de tráfego intenso. Dowel, acrescentou que a era do CAC já passou e que somente as fintechs que trazem resultado e escala sobreviverão. 

Cobertura e fotos: Regina Crespo

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IA generativa 'humaniza' atendimento a clientes?

Essa semana nós tivemos duas certezas na vida: a primeira que a Febraban Tech deu o que falar e a segunda que a IA esteve presente em todos os painéis.

⚔️ Pessoas x robôs

O debate ético sobre robôs substituindo pessoas não é novo, mas ganhou força com a nova geração de Inteligência Artificial Generativa, que surgiu em 2023. Agora, a grande questão para os bancos não é se a IA vai substituir os seres humanos, mas sim como a IA pode ser mais humana. 💬🤔

O toque humano ainda é fator inegociável. E a IA tem ajudado a dar um atendimento mais humano também”, afirmou Marcos Rabaioli, diretor executivo de Data Analytics do BTG Pactual. Ele destacou que a reflexão que fica é o trade-off entre IA e humano.

Como equilibrar essa balança? ⚖️

A IA generativa pode realmente "humanizar" o atendimento ao cliente? Esse é o dilema. A tecnologia avança, mas será que ela consegue replicar a empatia e o toque humano que muitos clientes ainda valorizam tanto? 🤖❤️

A discussão na Febraban Tech mostrou que, embora a IA esteja se tornando cada vez mais sofisticada, o elemento humano ainda é essencial no atendimento ao cliente. A IA pode ajudar, sim, mas o toque humano continua sendo indispensável.

🚀 A vantagem está nos dados

Marcos Rabaioli, diretor executivo de Data Analytics do BTG Pactual, trouxe dados interessantes para a discussão: 66% dos clientes ainda preferem atendentes humanos, mas será que isso não é reflexo das experiências ruins com chatbots? Afinal, 62% dos clientes preferem falar com um chatbot se ele resolver o problema de verdade. 💬🤷‍♂️

Para o diretor do BTG, a chave para usar a IA generativa de forma eficiente e humana é a qualidade, diversidade e volumetria dos dados. Quem tem mais dados, tem vantagem. 📈

PODCAST

🫂 Atendimento ao cliente precisa de estratégia.

🎙 Essa semana tivemos Let's Women no ar!

Já pensou em como são criadas as estratégias para atender aos interesses dos clientes, baseadas nas tendências do mercado?

No Let's Women de segunda-feira, tivemos a presença de Larissa Neris, Gerente de Produtos da Núclea.

ANTES DE VOCÊ IR...

3 FORMAS COMO PODEMOS TE AJUDAR

Impulsionamos o mercado financeiro com conteúdo, conhecimento e comunidade. Diga olá para conversas profundas e contato com quem entende do assunto.

1)🫶 Anuncie sua marca em newsletters e podcasts especializados na indústria financeira - Let’s Ads

2) 🧠 Use nosso conhecimento para soluções de marketing de conteúdo, escrito e audiovisual - Let’s Content

3)🎙 Use uma estrutura de ponta para gravar podcasts, cursos e outros conteúdos - Let’s Studio

Vamos trabalhar juntos? Entre em contato

Keep Reading

No posts found