O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, abriu oficialmente a edição de 2025 do Febraban Tech, maior evento de tecnologia financeira do País.

Foto: Reprodução / Youtube

Abordando algumas agendas importantes, Galípolo afirmou que o Banco Central vem promovendo uma verdadeira revolução no sistema financeiro brasileiro, que serve para supervisionar, regular e poder atuar como autoridade monetária com todos esses novos players.

“Buscamos fazer essa revolução para ampliar o perímetro regulatório para que o BC possa atuar de maneira adequada na supervisão e regulação, e com a estrutura que tem, com essas instituições, é uma das agendas essenciais. Toda evolução dos bancos centrais prevê que o Banco Central tem sim que prestar mais satisfação para a sociedade, para o poder democraticamente eleito, e é isso que queremos", afirmou Galípolo nesta terça-feira (10) em São Paulo durante o Febraban Tech.

Galípolo também tratou, claro, da agenda de inovação do BC com grande foco no Pix, a quem chamou de "Pix 2.0", como o Pix automático que facilitará para os usuários, e que passará a operar no próximo dia 16 de junho.

"60 milhões de pessoas que hoje não tem cartão de crédito poderão assinar esses tipos de serviços através do trilho do pix automático", reforçou Galípolo.

Dentro desse ecossistema do "Pix 2.0", o mandatário também apresentou o "pix por aproximação", o "pix parcelado", o "Med 2.0" e o "pix em garantia", ferramentas que trarão agilidade, segurança e funcionalidade para os usuários.

Foto: Reprodução / Youtube

O atual presidente do BC também falou sobre a facilidade e evolução no sistema que o Open Finance vem trazendo, assim como o Drex, a nova moeda digital oficial do Brasil, criada pelo Banco Central.

"Quanto mais conseguirmos avançar na agenda de redução de percepção de risco por parte de quem está concedendo crédito e mais facilidade para quem está tomando crédito em oferecer garantias mais adequadas serão essas linhas de crédito para o planejamento dessas pessoas", destacou Galípolo.

De acordo com ele, o Banco Central conseguiu criar um ambiente para que esse ecossistema se desenvolva a partir da criatividade e parceria de todo o mercado.

"O Brasil serve de exemplo para o mundo com um corpo técnico de excelência no Banco Central associado a um ambiente de mercado financeiro que já era intensivo em tecnologia, bastante competitivo, e que abraçou essa agenda. A intenção do BC é garantir um ambiente de regulação, supervisão e normas, além de infraestrutura, que permita e viabilize a atuação de todos vocês", concluiu.

Febraban Tech 2025

Maior evento de tecnologia financeira do Brasil, o Febraban Tech ocorre nos dias 10, 11 e 12 de junho deste ano, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com expectativa alta.

Após bater recorde de público com 55 mil visitas, o evento busca ultrapassar a marca em 2025 e, para isso, contará com muitas novidades e diversos debates entre lideranças dos setores financeiro, tecnologia, sustentabilidade, telecomunicações, varejo e de áreas interessadas em inovação.

A 35ª edição do Febraban Tech terá a presença do norte-americano Paul Romer, um dos economistas mais influentes e conceituados do século 21, vencedor do Prêmio Nobel em Economia em 2018. Ex-representante do Banco Mundial, Romer foi reconhecido por suas contribuições à chamada “economia das ideias”, que destaca o papel do conhecimento e da inovação no crescimento sustentável.

O evento também contará com nomes como Sandy Carter, COO da Unstoppable Domains, expert em IA e blockchain, Isaac Sidney, Presidente da Febraban, Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, Tarciana Medeiros, Presidenta do Banco do Brasil, Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, Carlos Benitez, CEO da BMP, entre outros.

Keep Reading

No posts found