
Uma pesquisa diferente das que geralmente são trazidas pelo mercado de pagamentos. 📃✏️
Ao invés de empresas coletaram dados e criarem estatísticas, dessa vez o próprio Banco Central vai entrevistar as empresas, com questionário disponível do site para pelo menos 100 empresas, para entender melhor seus negócios e se aproximar das instituições.
Na edição de hoje:
“Especial: Real Digital” fala sobre privacidade e inovação financeira
“Em dois anos Brasil estará pronto para a IA”
Pesquisa-piloto do Bacen
O primeiro milhão 🤑 a gente nunca esquece:
#1 “Especial: Real Digital” fala sobre privacidade e inovação financeira
O "Especial: Real Digital" teve início nesta segunda-feira, 6, com dois painéis focados em aspectos essenciais no desenvolvimento do Drex: de um lado, o ecossistema de inovação financeira criado pelo Banco Central e, do outro, aspectos de segurança e privacidade que precisarão ser superados para o sucesso da iniciativa.
O painel Ecossistema de inovação: como Pix, Open Finance e Drex se conectam e contou com a participação de Carlos Eduardo Brandt, responsável pela gestão e operação do Pix no Banco Central, e Guto Antunes, head de digital assets do Itaú. A mediação foi realizada pela jornalista Claudia Mancini, editora-chefe do site Blocknews.

Questões de privacidade foram levantadas no segundo painel pelos convidados e destacaram que a disponibilidade e o acesso relacionados à privacidade sempre foram um desafio para os testes.
Além disso foram abordados os temas sobre segurança e rastreabilidade que são imprescindíveis para o Banco Central como moderador, mas que não podem ser abertos os dados para todos, fomentando um grande dilema.

Os dois painéis estão disponíveis na íntegra no YouTube e podem ser acessados por meio do artigo da Exame, Future of Money, no link abaixo.
#2 “Em dois anos Brasil estará pronto para a IA”
Campos Neto imagina que até dois anos todo o processo de modernização do sistema financeiro brasileiro está em funcionamento para que se possa adicionar inteligência artificial ao “pacote”.
Pelo cronograma aprovado na Lei de Autonomia do BC, no entanto, Campos Neto comanda a instituição apenas até dezembro do ano que vem.
Sobre o Open Finance o presidente também mencionou que o ecossistema no Brasil é mais abrangente que o dos outros países, além de destacar que hoje há 45 bilhões de acessos no Open Finance do Brasil.
Sobre os agregadores que foram mencionados ontem na Let’s News, de acordo com ele, em algum lugar do tempo, será possível juntar toda a sua movimentação financeira em um “agregador” , que poderá coletar informações e usá-las de uma forma mais efetiva.
As informações sobre o programa completo de inovação do Bacen foram levantadas na matéria do InfoMoney que pode ser acessado clicando no link abaixo:
#3 Pesquisa-piloto do Bacen
Banco Central publicou ontem (6) um formulário para ser preenchido pelas empresas não financeiras que trata de uma pesquisa-piloto. A pesquisa visa coletar a percepção e as expectativas do setor empresarial não financeiro quanto à situação dos seus negócios e sobre algumas variáveis econômicas que podem influenciar suas decisões.
Inicialmente, cerca de cem empresas serão consultadas, a fim de testar o questionário e possibilitar a validação das respostas
Segundo o BC as informações das coletas iniciais serão destinadas exclusivamente para uso interno e aperfeiçoamento do questionário e não serão divulgadas.
A participação é voluntária e o questionário ficará hospedado no site do BC.

Perguntas sobre as condições atuais do negócio, demanda atual dos produtos, variação dos custos de mão de obra e variação dos preços dos produtos foram levantadas dentre as 11 perguntas presentes no questionário elaborado pelo Banco Central do Brasil.
O formulário está disponível clicando aqui.
🔢 Número
R$ 1 mi
Cannacare, startup de soluções de cuidado continuado a partir de produtos a base de cannabis, levantou o seu primeiro investimento – R$ 1 milhão em uma captação family and friends (F&F).
Com o aporte, o plano da companhia é o de expandir sua atuação no Brasil, assim como criar uma base nos EUA para facilitar seus processos operacionais.
🤓 Links para você:
Visa anuncia investimento no mercado de tokens do Brasil. Exame
Pix vs. Drex: as diferenças entre eles, segundo a empresa responsável pela segurança do Pix. Exame
A inovação que a sua empresa acha que faz e pode destruir o seu negócio. Startups
“Hoje temos mais empresas do que fintechs como clientes”, diz CEO da BMP, especializada em finanças embarcadas. Fintechs Brasil
Klarna estabelecerá holding no Reino Unido em preparação para IPO de bilhões de dólares. Fintech Futures
BNPL fintech Jifiti obtém licença EMI europeia do regulador sueco. Fintech Futures
Vídeo: Ecommpay na Open Banking Expo 2023 – A ascensão imparável do open banking. Fintech Futures
Funcionários do banco recebem penas de prisão por fraude de £ 1 milhão. Finextra
Até a próxima
Essa foi mais uma edição da Let’s News. Sabemos que a estrada será longa, divertida e com muitos aprendizados. Seu feedback é sempre bem-vindo! Se quiser fazer parte do nosso grupo no WhatsApp e contar sua experiência, será ótimo, é só clicar aqui (bem escondidinho mesmo, só para os mais interessados 😄).
Nosso sonho é que essa newsletter seja diária.
Para que isso seja verdade, precisamos trazer mais leitores e contar com você, que já nos apoia desde o dia um.
Consegue compartilhar com sua rede?
Super obrigado 😇