A Sankhya segue acelerando no mercado de M&As. Nesta terça-feira (2), o grupo mineiro de tecnologia anunciou a compra majoritária da Lincros, startup catarinense especializada em gestão logística com inteligência artificial. É a 10ª aquisição da companhia e a segunda em 2025, depois da compra da Flowbiz, em maio, segundo o “Startups”.

Equipes da Sankhya e Lincros | Foto: Divulgação
A transação reforça a ambição da Sankhya de construir uma plataforma cada vez mais ampla, integrando ERP, CRM, gestão de pessoas, vendas e agora logística. “Logística era um produto que ainda não tínhamos conseguido entrar, embora tenhamos muitos clientes de varejo e atacado. A aquisição da Lincros acabou sendo natural, já que muitas soluções deles já se conectam com o nosso ERP”, disse André Britto, CFO da Sankhya.
Segundo ele, entre 5% e 10% da base da Lincros já tinha alguma relação com a plataforma. Fundada em 2013, em Blumenau (SC), a Lincros atende mais de 230 clientes, entre eles Bauducco, Stellantis, Kibon, Midea, Red Bull e Camil. Suas soluções abrangem desde a contratação de transportadoras até o gerenciamento de veículos e validação de fretes.
“Esta união com a Sankhya aumenta nossa capacidade competitiva no mercado e expande nossas possibilidades de investimento em tecnologia. Agora podemos acelerar o desenvolvimento de nossas soluções de inteligência artificial para logística e ampliar nossa atuação em novos mercados”, afirmou André Luiz Jacinto, CEO da Lincros.
Apetite para mais
A Sankhya ainda tem R$ 200 milhões reservados para aquisições até 2026 e planeja mais uma compra ainda neste ano. Desde 2021, o grupo mantém um ritmo de dois a três M&As por ano, mirando segmentos como Big Data, compliance, logística e fintech.
O próximo grande alvo é alcançar R$ 1 bilhão em receita recorrente até o fim de 2026. Segundo Britto, o marco pode chegar antes: “Acreditamos que já no final do ano que vem atingiremos esse número, com crescimento de 30% este ano, em linha com os anteriores.”
IPO no radar
O plano de abrir capital segue de pé, mas sem pressa. “O plano de IPO continua, mas a gente nunca teve pressa e entende que tem que ser no melhor momento. Enquanto isso, estamos crescendo com rentabilidade e eficiência, criando uma plataforma diferente”, disse Britto.
A equação da Sankhya é clara: ampliar portfólio, sustentar crescimento e ganhar escala. Quando o mercado abrir a janela certa, a empresa espera estar pronta para dar o próximo passo.