O WhatsApp, usado por milhões de brasileiros como vitrine de negócios, agora também pode virar ferramenta de crédito e cobrança. A Serasa Experian anunciou o lançamento do Agente Serasa Empresas, uma inteligência artificial que permite a pequenas e médias empresas (PMEs) consultar crédito, recomendar parcelamentos e até iniciar pagamentos via Pix sem sair do aplicativo de mensagens.

Foto: Reprodução
A solução chega em setembro e marca a primeira vez que análise de crédito e iniciação de pagamentos via Open Finance são integradas diretamente ao WhatsApp.
Crédito na ponta dos dedos
Na prática, o empreendedor poderá indicar o cliente interessado em comprar a prazo e receber, em tempo real:
consulta de score e histórico de crédito;
sugestões personalizadas sobre limites e número de parcelas;
avaliação de risco de inadimplência;
possibilidade de iniciar o pagamento com agendamento das parcelas via Pix.
O agente também pode interagir diretamente com o cliente final para acelerar a aprovação da venda, reduzindo fricções na jornada.
Foco em produtividade
“Criamos uma solução fluida, prática e inovadora, no canal mais popular do Brasil: o WhatsApp. Queremos apoiar o empreendedor em seu grande objetivo: vender mais com menos risco”, afirma Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, segundo o “Olhar Digital”.
Desenvolvida em parceria com a fintech DeLend e com suporte tecnológico de Google for Startups Cloud Program e AWS, a IA funciona como um “funcionário virtual inteligente”, segundo Fernando Steler, CEO da DeLend.
O que vem pela frente
A Serasa já prevê evoluções para a ferramenta: registro de duplicatas eletrônicas, pedidos de consentimento via Open Finance e até negativação automatizada de inadimplentes.
Com isso, a proposta é transformar o WhatsApp em um hub completo de crédito e pagamentos para PMEs, unindo conveniência e segurança em uma única plataforma.