Bom dia! 🦘👀📲

Terça-feira e hoje não vou me estender na introdução porque as notícias (e os emojis) falam por si só, foi difícil criar um top 🥉das melhores de ontem. Se eu fosse você não perderia por nada…

Na edição de hoje, nada mais, nada menos que:

  • Exclusivo: Pix Automático aos olhos do Bacen 👀

  • O que a Austrália está fazendo de bom? 🦘🦘

  • O SuperApp do Bacen

Esse top #3 tá de fazer inveja:

#1 Exclusivo: Pix Automático aos olhos do Bacen 👀

Aumento de transações via Pix de pessoa físicas para empresas, Pix Automático, Open Finance, Segurança e prevenção à fraude.

Esses foram alguns temas levantados no Podcast SOS! Bacen da Let’s Media, nosso canal de podcasts do Youtube, em um episódio (#002) que estreia hoje, às 10h e você pode acessar e/ou receber notificações clicando no link abaixo: 👇📽️

O episódio conta como convidado o Carlos Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix no Banco Central, que afirmou que as empresas estão adotando efetivamente o Pix e que novo produtos como o Pix Automático irão aumentar essa modalidade de transação.

Vemos um movimento muito consistente de aumento dessas transações nos últimos meses, o que indica que as empresas efetivamente estão adotando o Pix. Isso tem a ver com agilidade no recebimento de fundos, solução inovadora e custo mais baixo comparado a outros meios de pagamento

Carlos Brandt

A exclusiva é do Finsiders e a matéria completa pode ser acessada no link abaixo, com vários spoilers sobre o podcast que vai ao ar hoje, já já, às 10h! Corre lá.

#2 O que a Austrália está fazendo de bom? 🦘🦘

Foi o que o relatório da Finansystech publicou ontem para divulgar o chamado Consumer Data Right, que é como o Open Finance é conhecido por lá.

Por lá a implementação é faseada, parecida com a brasileira, com o compartilhamento das informações gerais entre os bancos, seguido da opção dos clientes em compartilhar os dados entre as instituições, inserção do setor de energia e, em 2023, afirmou-se o compromisso em continuar o roadmap.

No relatório foram destacadas algumas informações relevantes sobre o que há no ecossistema australiano, com base nos dados atualizados até agosto de 2023. Confere os principais destaques aqui: 📃🌟

O relatório completo pode ser acessado clicando no link abaixo, que contém cases de Open Energy, Investimentos Conscientes, Monitoramento e controle de contas, Adiantamento de salário e gestão de impostos, crypto e todo o contexto de open por lá.

  • O número de consentimentos ainda é desconhecido, impossibilitando qualquer comparação com o Brasil ou o Reino Unido. (ainda)

#3 O SuperApp do Bacen

Com o avando da Agenda BC# com relação ao Pix, ao Open Finance e, o novo queridinho, ao Drex, não há como deixar de lembrar no SuperApp que o Bacen sempre menciona na voz de Roberto Campos Neto, principalmente.

A ideia é que seja feita uma intersecção entre todas essas plataformas criadas pelo Bacen, de maneira interoperável que se integram e formam uma só plataforma.

Cada uma com sua especialidade, seja rapidez, segurança, arquitetura flexível, compartilhamento regulamentado, pagamentos via ITP e até mesmo a capacidade de criar smart contracts. Tudo isso

Na Índia, segundo Walter Pereira do W Fintechs, essa integração já acontece através do India Stack, uma abordagem inovadora do governo na construção de infraestrutura digital e serviços financeiros no país.

Uma das peças fundamentais na Índia foi o Aadhaar, sistema de identidade digital lançado em 2010 que foi fundamental para a infraestrutura.

Assim como a Índia criou o conceito de India Stack, representando uma abordagem inovadora na construção de infraestrutura digital e serviços financeiros no país, acredito que a Agenda # do BC seria o Brazil Stack, que pavimentará a criação de novos modelos de negócios pelos empreendedores, a partir das infraestruturas disponibilizadas pelo regulador.

Walter Pereira

🔢 Número

5 milhões

É o numero de contas que a Belvo prevê conectar via Open Finance no Brasil.

A meta é dobrar o número de contas conectadas por meio de Open Finance no Brasil até o fim de 2023, que era de 2,5 milhões de contas bancárias no país até o ano passado.

🤓 Links para você:

  • Em sua 20ª LiveBC, banco esclarece principais dúvidas surgidas nas transmissões. Banco Central

  • Powered by AI”, LinkedIn anuncia nova onda de demissões. Startups

  • Operações de Venture Capital e o Cade. Startups

  • Nubank compra dezenas de URLs para evitar fraudes. Startups

  • O fenômeno Pix: como o pagamento instantâneo está transformando grandes eventos como The Town e Lollapalooza – Ticiana Amorim/Aarin. Fintechs Brasil

  • Open Banking Alfabeto, por Marcel van Oost e Subaio. LinkedIn

  • O iminente surgimento de uma nova (e transformadora) experiência financeira no Brasil. Bruno Diniz no LinkedIn

  • Australia proposes significant regulatory reforms for digital asset platforms. Fintech Futures

  • Bancos Oz apoiam rede de identidade digital. Finextra

  • Aplicativo de investimentos Stash levanta US$ 40 milhões. Finextra

  • UBS financia Swiss Open Quantum Institute na tentativa de atingir metas de sustentabilidade da ONU. Finextra

  • Credores comunitários obtêm aumento de financiamento para ajudar mais 10.000 londrinos a evitar empréstimos ilegais. AltFi

  • 76% dos provedores de pagamentos estão frustrados com a falta de progresso no VRP. AltFi

Até a próxima

Essa foi mais uma edição da Let’s News. Sabemos que a estrada será longa, divertida e com muitos aprendizados. Seu feedback é sempre bem-vindo! Se quiser fazer parte do nosso grupo no WhatsApp e contar sua experiência, será ótimo, é só clicar aqui (bem escondidinho mesmo, só para os mais interessados 😄).

Nosso sonho é que essa newsletter seja diária.

Para que isso seja verdade, precisamos trazer mais leitores e contar com você, que já nos apoia desde o dia um.

Consegue compartilhar com sua rede?

Super obrigado 😇

Keep Reading

No posts found