
Bom dia! 🦘👀📲
Terça-feira e hoje não vou me estender na introdução porque as notícias (e os emojis) falam por si só, foi difícil criar um top 🥉das melhores de ontem. Se eu fosse você não perderia por nada…
Na edição de hoje, nada mais, nada menos que:
Exclusivo: Pix Automático aos olhos do Bacen 👀
O que a Austrália está fazendo de bom? 🦘🦘
O SuperApp do Bacen
Esse top #3 tá de fazer inveja:
#1 Exclusivo: Pix Automático aos olhos do Bacen 👀
Aumento de transações via Pix de pessoa físicas para empresas, Pix Automático, Open Finance, Segurança e prevenção à fraude.
Esses foram alguns temas levantados no Podcast SOS! Bacen da Let’s Media, nosso canal de podcasts do Youtube, em um episódio (#002) que estreia hoje, às 10h e você pode acessar e/ou receber notificações clicando no link abaixo: 👇📽️
O episódio conta como convidado o Carlos Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix no Banco Central, que afirmou que as empresas estão adotando efetivamente o Pix e que novo produtos como o Pix Automático irão aumentar essa modalidade de transação.
Vemos um movimento muito consistente de aumento dessas transações nos últimos meses, o que indica que as empresas efetivamente estão adotando o Pix. Isso tem a ver com agilidade no recebimento de fundos, solução inovadora e custo mais baixo comparado a outros meios de pagamento
A exclusiva é do Finsiders e a matéria completa pode ser acessada no link abaixo, com vários spoilers sobre o podcast que vai ao ar hoje, já já, às 10h! Corre lá.
#2 O que a Austrália está fazendo de bom? 🦘🦘
Foi o que o relatório da Finansystech publicou ontem para divulgar o chamado Consumer Data Right, que é como o Open Finance é conhecido por lá.
Por lá a implementação é faseada, parecida com a brasileira, com o compartilhamento das informações gerais entre os bancos, seguido da opção dos clientes em compartilhar os dados entre as instituições, inserção do setor de energia e, em 2023, afirmou-se o compromisso em continuar o roadmap.
No relatório foram destacadas algumas informações relevantes sobre o que há no ecossistema australiano, com base nos dados atualizados até agosto de 2023. Confere os principais destaques aqui: 📃🌟

O relatório completo pode ser acessado clicando no link abaixo, que contém cases de Open Energy, Investimentos Conscientes, Monitoramento e controle de contas, Adiantamento de salário e gestão de impostos, crypto e todo o contexto de open por lá.
O número de consentimentos ainda é desconhecido, impossibilitando qualquer comparação com o Brasil ou o Reino Unido. (ainda)
#3 O SuperApp do Bacen
Com o avando da Agenda BC# com relação ao Pix, ao Open Finance e, o novo queridinho, ao Drex, não há como deixar de lembrar no SuperApp que o Bacen sempre menciona na voz de Roberto Campos Neto, principalmente.
A ideia é que seja feita uma intersecção entre todas essas plataformas criadas pelo Bacen, de maneira interoperável que se integram e formam uma só plataforma.
Cada uma com sua especialidade, seja rapidez, segurança, arquitetura flexível, compartilhamento regulamentado, pagamentos via ITP e até mesmo a capacidade de criar smart contracts. Tudo isso
Na Índia, segundo Walter Pereira do W Fintechs, essa integração já acontece através do India Stack, uma abordagem inovadora do governo na construção de infraestrutura digital e serviços financeiros no país.

Uma das peças fundamentais na Índia foi o Aadhaar, sistema de identidade digital lançado em 2010 que foi fundamental para a infraestrutura.
Assim como a Índia criou o conceito de India Stack, representando uma abordagem inovadora na construção de infraestrutura digital e serviços financeiros no país, acredito que a Agenda # do BC seria o Brazil Stack, que pavimentará a criação de novos modelos de negócios pelos empreendedores, a partir das infraestruturas disponibilizadas pelo regulador.
🔢 Número
5 milhões
É o numero de contas que a Belvo prevê conectar via Open Finance no Brasil.
A meta é dobrar o número de contas conectadas por meio de Open Finance no Brasil até o fim de 2023, que era de 2,5 milhões de contas bancárias no país até o ano passado.
🤓 Links para você:
Em sua 20ª LiveBC, banco esclarece principais dúvidas surgidas nas transmissões. Banco Central
“Powered by AI”, LinkedIn anuncia nova onda de demissões. Startups
Operações de Venture Capital e o Cade. Startups
Nubank compra dezenas de URLs para evitar fraudes. Startups
O fenômeno Pix: como o pagamento instantâneo está transformando grandes eventos como The Town e Lollapalooza – Ticiana Amorim/Aarin. Fintechs Brasil
Open Banking Alfabeto, por Marcel van Oost e Subaio. LinkedIn
O iminente surgimento de uma nova (e transformadora) experiência financeira no Brasil. Bruno Diniz no LinkedIn
Australia proposes significant regulatory reforms for digital asset platforms. Fintech Futures
Bancos Oz apoiam rede de identidade digital. Finextra
Aplicativo de investimentos Stash levanta US$ 40 milhões. Finextra
UBS financia Swiss Open Quantum Institute na tentativa de atingir metas de sustentabilidade da ONU. Finextra
Credores comunitários obtêm aumento de financiamento para ajudar mais 10.000 londrinos a evitar empréstimos ilegais. AltFi
76% dos provedores de pagamentos estão frustrados com a falta de progresso no VRP. AltFi
Até a próxima
Essa foi mais uma edição da Let’s News. Sabemos que a estrada será longa, divertida e com muitos aprendizados. Seu feedback é sempre bem-vindo! Se quiser fazer parte do nosso grupo no WhatsApp e contar sua experiência, será ótimo, é só clicar aqui (bem escondidinho mesmo, só para os mais interessados 😄).
Nosso sonho é que essa newsletter seja diária.
Para que isso seja verdade, precisamos trazer mais leitores e contar com você, que já nos apoia desde o dia um.
Consegue compartilhar com sua rede?
Super obrigado 😇