Chegamoss!

Com notícias sobre Open Finance, Pix Automático, Transferências Inteligentes e muito mais!

Na edição de hoje:

  • Tendências do Open Finance

  • Transferências inteligentes: o que são?

  • Open Finance na África

A seguir:

#1 Tendências do Open Finance

O Open Finance no Brasil, após três anos desde o seu início, continua crescendo gradualmente. Até março deste ano, foram registrados 43 milhões de consentimentos ativos e 28 milhões de consentimentos únicos, estabelecendo-o como uma referência global de implementação.

Apesar dos progressos, há desafios a enfrentar, incluindo a necessidade de aumentar a confiança dos usuários no sistema e a demanda por inovações tecnológicas por parte das empresas.

Rafael Isquierdo, gerente de Produto da Sensedia, destaca a importância de mostrar o valor e os benefícios do Open Finance aos usuários de forma segura e fluida, antes de enfrentar desafios tecnológicos e de implementação rápida.

Segundo especialistas da Sensedia, entre as tendências em ascensão para o futuro do Open Banking no Brasil está o Business Financial Management, que permite aos bancos criar soluções mais robustas para ajudar os clientes na gestão financeira pessoal.

Para ver todas as tendências, confira a matéria no link abaixo.

#2 Transferências inteligentes: o que são?

Wendel Nunes, product lead do Open Finance Brasil, destaca a inteligência das transferências no sistema, permitindo estabelecer pagamentos de forma programada com gatilhos e regras definidas pelo cliente. Ele diferencia as transferências inteligentes da funcionalidade Pix automático, que está programada para lançamento no final de outubro, permitindo transações autorizadas e agendadas automaticamente, com valores determinados, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

A grande diferença entre Pix automático e as transferências inteligentes está na relação entre as contas de origem e destino do pagamento. A proposta do Pix automático é trazer uma infraestrutura comum para o usuário, que dependa sempre de um recebedor PJ (Pessoa Jurídica) e tenha alguma relação com o usuário.

“Por isso, os exemplos de casos para usar essa modalidade do Pix são sempre relacionadas a utilities (serviços essenciais, como água e luz) ou pagamento de assinaturas. Já as transferências inteligentes partem de transações entre contas de mesma titularidade, isto é, recebedor e pagador são a mesma pessoa. Isso diminui o risco existente na transferência”, explica Ana Continentino, especialista em Inovação em Pagamentos no Mercado Pago.

#3 Open Finance na África

Um novo impulso para a inclusão financeira está surgindo na África Central e Ocidental com o lançamento do Open Finance African Group. Composto por grandes players como Axway, BGFI Bank, GIM UEMOA, HPS, InTouch, Sopra Banking Software e Deloitte, este grupo visa expandir o acesso aos serviços financeiros em toda a região.

Inspirado nas iniciativas europeias, o grupo busca estabelecer uma visão comum e harmonizada para o processamento de dados, identificar benefícios tangíveis e desenvolver modelos de negócios abrangentes para o Open Banking.

Mounkaila Dia, Secretário-Geral do Grupo Africano de Financiamento Aberto, enfatiza o potencial transformador do Open Finance na região e destaca a importância da colaboração para impulsionar a inovação e a inclusão financeira.

🔢 Número

215 anos

O Drex tem potencial para ser o "segundo passo para a bancarização" da população brasileira. É o que avalia Marisa Reghini, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil, em uma entrevista à EXAME durante o Web Summit Rio 2024.

Reghini destaca que o Banco do Brasil tem buscado se posicionar como uma "startup de 215 anos", refletindo uma necessidade que as grandes instituições financeiras tem de "inovar todo dia". Na avaliação da executiva, o banco tem se posicionado "na vanguarda dos movimentos do mercado financeiro, com o Pix, o Open Finance e agora o Drex, participando desde o começo dos projetos e estando próximo a outros bancos e ao Banco Central".

  • Transações via Pix em 2023 sobem 58% ante 2022 para R$ 17,2 tri, diz relatório. Inteligência Financeira

  • Pix fica cada vez mais popular e o troco mais escasso. Dol

  • 'Única forma de ter mais inclusão financeira e ser sustentável é com tecnologia', diz Campos Neto. Valor Globo

  • Futuro dos bancos: Foco no cliente é ponto chave para retenção no setor bancário, dizem CEOs. O Globo

  • Ecuadorian fintech Kamina secures $3.2M in pre-seed round. LatamList

  • Investidores.vc raises $483K. LatamList

  • Neobanco brasileiro Conta Simples desenvolveu plataforma de gestão de despesas empresariais com integração de processos e otimização de fluxos. latamfintech

  • A fintech colombiana Konvex criou a primeira API universal que impulsiona as pequenas e médias empresas. latamfintech

  • Apresentação do Presidente Roberto Campos Neto em reuniões da XP e do BofA. Banco Central

  • Fusões e aquisições e seu papel econômico-social no cenário brasileiro. Startups

  • “Talvez no futuro”, diz Web Summit sobre sediar evento em outras regiões no Brasil. Startups

  • Celcoin lança soluções financeiras inovadoras no Web Summit Rio 2024. Finsiders Brasil

  • Avanço da tokenização precisa de soluções de interoperabilidade de blockchain. Instituto Propague

👋 até a próxima

Essa foi mais uma edição da Let’s News. Quer nos ajudar a torná-la ainda maior?

Compartilhe com sua rede!

Keep Reading

No posts found