Segundou, chegamos! Com notícia que saiu na sexta-feira (sábado e domingo) para você que descansou nesse final de semana.

Spoiler: dois vazamentos de dados em uma semana, comunicados pelo Bacen. 😨😨

Na edição de hoje:

  • Vazamento de 87 mil chaves Pix

  • “Possibilidades com tokenização são ilimitadas”

  • Open Finance: Sicredi gera valor aos associados com soluções da Sensedia

Veja:

#1 Vazamento de 87 mil chaves Pix

Na sexta-feira, o Banco Central informou o vazamento envolvendo um incidente de segurança com dados pessoais na Instituição SumUp SCD.

Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O BC informou que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação.

Confira o registro no link, clicando aqui.

#2 “Possibilidades com tokenização são ilimitadas”

Apesar de todas as iniciativas criadas até hoje no sentido de tokenizar ativos, ainda há muitos modelos de negócio inexplorados que podem ser criados com a utilização de blockchain para certificar a propriedade de um ativo e fracioná-lo.

As possibilidades com tokenização são ilimitadas”, disse Antonio Guimarães, consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central no primeiro OT Day, evento realizado pela Editora Globo em parceria com a Oliveira Trust, em São Paulo.

“A tokenização elimina intermediários, mas não é isso que a torna tão disruptiva. É uma mudança de paradigma”, afirmou. Na opinião do executivo do BC, o uso do blockchain pode potencializar a portabilidade dos bancos de maneira que vai muito além do que foi conseguido até agora com os sistemas legados. “Você terá de forma disponível e imutável toda a cadeia e as regras que validam as transações. É uma vantagem em relação ao modelo tradicional. Hoje, as etapas estão centralizadas dentro das instituições”, explica.

#3 Open Finance: Sicredi gera valor aos associados com soluções da Sensedia

O objetivo da parceria foi acelerar os processos de implementação do Open Finance no Sicredi, beneficiando seus 7,5 milhões de associados e as mais de 100 cooperativas de crédito que integram o sistema.

Diante da implementação do Open Finance no Brasil, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, decidiu integrar o ecossistema Open desde suas fases iniciais, para gerar oportunidades que facilitem o dia a dia de seus 7,5 milhões de associados e que ampliem o conhecimento do mercado sobre os benefícios oferecidos pelas cooperativas de crédito. Para isso, uniu-se a Sensedia em um projeto de construção e disponibilização da infraestrutura tecnológica necessária.

Presente em todo o Brasil e fundado há mais de 120 anos, atualmente o Sicredi conta com mais de 2,7 mil agências e 105 cooperativas de crédito, que integram o sistema. “Como até então não tínhamos uma infraestrutura direcionada à gestão de APIs, utilizamos a Sensedia como aceleradora para expor nossas APIs para fora dos canais digitais”, explica Paula Daniela Fantinel, Group Product Manager de Open Finance do Sicredi.

Ainda segundo Paula, com o Open Finance, a instituição passou a coletar insights sobre o comportamento financeiro dos associados, inovando rapidamente ao oferecer soluções para atender as suas necessidades específicas. E isso utilizando as informações disponibilizadas, alinhadas aos princípios cooperativistas de apoio mútuo e responsabilidade financeira.

🔢 Número

US$53 bilhões

As criptomoedas, principalmente as stablecoins, têm chamado a atenção não apenas na área da especulação, mas da utilização no dia a dia. Para exemplificar, a empresa de processamento de pagamentos BitPay relatou 332 mil transações realizadas com criptos nos últimos seis meses.

Além disso, o valor total movimentado por ativos estáveis em pagamentos chegou perto de US$53 bilhões em 2023.

  • Agência de turismo lança plataforma de gestão financeira e cartão de crédito. Finsiders Brasil

  • Boleto Bancário, Click to Pay e Jornada Sem Redirecionamento: A batalha pelo Varejo. LinkedIn

  • Banco Centrais sinalizam cortes de juros no mundo. Valor Econômico

  • Peruvian fintech Leasy raises $28M Series A. LatamList

  • Foccuz raises $700K in seed round to launch operations in LatAm. LatamList

  • CEO da BlackRock diz que tokenização é "próximo passo" do mercado financeiro. Exame

  • Major Tech Companies File Legal Action Against Apple. Marcel van Oost

  • Pensando em empreender? Considere o mercado de turismo. Startups

  • Representatividade feminina na Open Innovation: diversidade e inovação. Startups

  • Colombian BNPL firm Addi lands $86m in equity and debt funding. Fintech Futures

  • Clientes em todo o país atingidos por atrasos nos pagamentos. Finextra

👋 até a próxima

Essa foi mais uma edição da Let’s News. Quer nos ajudar a torná-la ainda maior?

Compartilhe com sua rede!

Keep Reading

No posts found