
A Mastercard está ampliando seu portfólio de pagamentos comerciais com novas ferramentas voltadas ao B2B. O destaque é a API Commercial Connect, que permitirá a integração direta de plataformas empresariais com emissores e funcionalidades de pagamento da Mastercard, começando com cartões virtuais e expandindo para outros recursos em 2026.
O objetivo é aproximar a experiência do mundo corporativo do padrão do consumidor: simples, ágil e com o mínimo de atrito. A fintech quer transformar a complexidade dos fluxos B2B em operações invisíveis, mas com controle total.
Mastercard aposta em controle e escala no B2B
A nova API da Mastercard viabiliza finanças embutidas (embedded finance) em plataformas de ERP, compras e gestão de despesas, com menos esforço de integração. Junto a isso, a companhia está lançando um controle de compensação para cartões virtuais: uma camada adicional que bloqueia transações não conformes antes da liquidação, reduz estornos e melhora a reconciliação.
Para emissores e clientes corporativos, isso significa mais segurança e confiança operacional. E para a Mastercard, uma posição ainda mais relevante como infraestrutura B2B, segmento em que dois terços dos fornecedores ainda falham em atender as expectativas de pagamento, segundo a própria empresa.
B2B do futuro: invisível, inteligente e integrado
A Mastercard já havia sinalizado sua ambição em março, ao lançar o programa de número de cartão virtual embutido. Agora, reforça a agenda com soluções que prometem pagamentos “tão simples e seguros que desapareçam em segundo plano”, nas palavras de Marc Pettican, chefe global de soluções corporativas da empresa, segundo o “PYMNTS”.
A movimentação reforça uma tese crescente no setor: o B2B será dominado por quem conseguir entregar fluidez, compliance e escalabilidade, tudo ao mesmo tempo, sem complexidade aparente.