Foto: Reprodução / LinkedIn
Foto: Reprodução / LinkedIn

A próxima onda do comércio digital não começará com um clique ou um toque na tela, mas sim com a decisão de um agente inteligente. Essa é a visão apresentada por Ryan McInerney, CEO da Visa, em sua carta anual aos acionistas, publicada na terça-feira (9).

Na mensagem, McInerney descreve uma “reconfiguração” do setor, impulsionada por inteligência artificial orientada por agentes, tokenização de dados, identidade digital e stablecoins. Para ele, todo novo método de pagamento, de carteiras digitais a criptomoedas, só importa se puder ser escalado com segurança, confiabilidade e controles de risco modernos.

Com o “comércio agencial” (agentic commerce) ganhando espaço, a Visa aposta em estruturas como o Intelligent Commerce e o Trusted Agent Protocol para garantir que esses agentes possam operar com credenciais seguras, em ambientes interoperáveis. “Essa mudança rivalizará com o impacto que o e-commerce e os dispositivos móveis tiveram nas últimas décadas”, escreveu o executivo, segundo o “PYMNTS“.

Estratégia da Visa

Segundo McInerney, a Visa está tornando a “confiança” um elemento programável. A estratégia envolve modularizar seus serviços, como autenticação, tokens e gestão de risco, e entregá-los por meio de APIs, facilitando a conexão de parceiros ao ecossistema da empresa.

Entre os destaques da carta, estão as inovações em pagamento por aproximação, com soluções como o “Tap to Phone”, e a substituição de entradas manuais por experiências baseadas em tokenização. A empresa também amplia seu uso de IA na prevenção a fraudes com ferramentas como o Visa Protect para transferências A2A.

Além disso, stablecoins aparecem como aposta para a infraestrutura de liquidação do futuro, com projetos que envolvem cartões vinculados, liquidação em USDC e pagamentos diretos para carteiras digitais.

“O comércio gerado por IA está transformando a experiência de compra digital”, afirmou o CEO. “Estamos criando uma rede que pensa, aprende e protege em tempo real.”

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.