Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Santander enfrentou instabilidades no aplicativo bancário nesta sexta-feira (28). Usuários relataram falhas tanto no acesso ao app quanto em transações via Pix, uma combinação que causou frustração e movimentou os canais de reclamação e busca.

No Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os alertas começaram ainda pela manhã, por volta das 8h23, com pico às 9h50. A falha, segundo o “TechTudo”, impediu o carregamento da tela inicial ou bloqueou transações com mensagens vagas como “verifique seu extrato”, sem confirmação de envio ou recebimento.

Santander fora do ar: veja o gráfico do Downdetector desta sexta (28), plataforma que monitora o status do banco digital e outros serviços — Foto: Reprodução/Letícia Rosa/Tech Tudo

Ao mesmo tempo, buscas por termos como “Santander fora do ar hoje” e “problema Pix Santander” dispararam no Google Trends, evidenciando o alcance do problema. Até o momento, o banco não divulgou um posicionamento oficial.

Embora a causa da instabilidade não esteja clara, há pelo menos dois possíveis fatores em jogo: o alto volume de acessos e as recentes atualizações no aplicativo, que alteraram o layout e inseriram novos recursos. Isso pode indicar que a plataforma ainda passa por ajustes internos.

O episódio reacende a preocupação sobre a resiliência dos canais digitais bancários. Em um cenário de uso intensivo de apps e predominância do Pix, falhas como essa afetam não apenas a experiência, mas também a credibilidade das instituições.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.