
A Mambu e a Bankly se reuniram em um jantar em São Paulo, em 23 de outubro, para apresentar uma colaboração estratégica conjunta para soluções financeiras. A sinergia entre o core bancário global da Mambu e a infraestrutura local da Bankly visa entregar ao mercado brasileiro uma oferta robusta de soluções financeiras ponta a ponta, com foco em escalabilidade, customização e compliance.
“Essa parceria elimina a complexidade de lidar com múltiplos fornecedores. Agora conseguimos entregar uma solução integrada, segura, escalável e com um único ponto de contato. Já temos a Bankly como cliente, e agora oficializamos o passo seguinte: uma parceria tecnológica de mercado”, afirmou Luciano Longo, Head of Sales da Mambu no Brasil, à Let’s Money.
A Mambu, com sede em Amsterdã, já atende instituições ao redor do mundo com soluções para contas, empréstimos e pagamentos. No Brasil, vê na união com a Bankly a oportunidade de ampliar sua atuação com uma proposta sob medida para o ecossistema local.
Para Elaine Watanabe, CEO daBankly, a conexão com a Mambu representa um avanço importante na oferta para clientes estratégicos. “Nossa estratégia é focada em keyaccounts e buscamos entregar soluções financeiras modulares e customizadas, garantindo ao mesmo tempo a agilidade e robustez.”
Proposta integrada para o mercado
Nesse cenário, empresas que já possuem licença regulatória passam a ter acesso a um core bancário completo, e que pode ser expandido com componentes adicionais da Bankly, como serviços de pagamento, análise de dados, relatórios regulatórios e prevenção de fraudes. A meta é atender com eficiência desde bancos digitais até grandes companhias que operam serviços financeiros em ecossistemas próprios.
“A combinação entre um core bancário de quarta geração, como o da Mambu, e a estrutura da Bankly nos coloca em um novo patamar competitivo”, explicou Rafael Lanna, Sales Manager de Banking as a Service da Bankly.
O encontro reuniu executivos de diversos setores, como varejo, tecnologia, indústria e serviços financeiros. Leandro Zen, CEO da Size, elogiou a proposta entre duas empresas “sólidas e complementares”.
“É raro encontrar uma solução que já venha com core e front integrados, e ainda respaldada por instituições sólidas. Isso acelera muito o go-to-market.”
Já para Edson Garrido, Head de TI da Shift4, a experiência global da Mambu somada ao domínio regulatório do Bankly forma uma proposta completa. O executivo ressaltou a importância da combinação entre o core bancário internacional da Mambu e a adaptação regulatória oferecida pela Bankly.
“Nosso relacionamento com a Bankly começa no BaaS, como uma empresa não regulada, uma empresa normal, um facilitador de pagamento. Essa transição vai acontecer de uma forma muito natural porque a gente já tem um relacionamento muito bom e nossa expectativa é que a gente consiga fazer essa transição para a IP, para a instituição controlada pelo Banco Central, de uma forma muito tranquila”, celebrou Garrido.
Thiago Nunes, gerente de projetos de pagamentos na Shift4, exaltou o conhecimento que a Mambu tem no mercado internacional de core banking.
“Quando a gente fala do core banking de uma empresa, ele é similar em todos os países, então eles trazem para o Brasil uma estrutura muito forte, um conhecimento muito grande desse mercado. Com a parceria com a Bankly, que tem um histórico muito grande aqui no nacional, conseguem nacionalizar esse produto de um jeito que o Brasil precisa ser. Acredito que essa parceria tem tudo para dar certo por esses dois grandes fatores de importância”, destacou Nunes.
A expectativa é que a parceria acelere a digitalização de empresas com soluções escaláveis e em conformidade com as exigências do Banco Central.
“Estamos oferecendo uma solução única, baseada em um core bancário global, já validado em diversos mercados e com um parceiro local experiente em conformidade regulatória. É uma virada de chave para o mercado financeiro brasileiro”, finalizou Luciano Longo.