Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu a oferta de novos empréstimos consignados por quatro instituições financeiras: Banco Inter, Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio Sociedade de Crédito Direto. A medida, publicada no Diário Oficial da União, tem caráter cautelar e vale para operações com aposentados e pensionistas.

Segundo o INSS, a decisão foi tomada para “cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”. As instituições foram acusadas de descumprirem os Acordos de Cooperação Técnica firmados com o órgão, o que motivou a suspensão imediata das averbações de novos contratos.

Banco Inter afirma ter sido surpreendido pela decisão

Em nota, o Inter declarou que foi “surpreendido com a suspensão cautelar” e que está em contato com o Instituto para entender os motivos da medida. “O Inter reforça ainda seu compromisso com a transparência e o respeito aos clientes, especialmente aposentados e pensionistas”, afirmou a instituição, segundo o “Infomoney”.

A decisão do INSS acontece em um momento de maior rigor na fiscalização dos consignados. Na semana passada, o Banco Master também foi proibido de operar nessa modalidade, após um “volume expressivo” de reclamações registrado pelo órgão.

A suspensão dos consignados é uma medida grave, pois impacta diretamente aposentados e pensionistas que utilizam essa linha de crédito como alternativa financeira e pressiona os bancos a revisarem seus processos de conformidade junto ao INSS.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.