
A Motion, startup americana que desenvolve agentes de inteligência artificial voltados para pequenas e médias empresas (PMEs), acaba de levantar US$ 60 milhões em novas rodadas de investimento. A empresa já soma US$ 75 milhões captados e atinge uma avaliação de mercado de US$ 550 milhões, segundo o “pymnts”.
A proposta da Motion é clara: fornecer uma plataforma onde agentes de IA atuam como verdadeiros “funcionários digitais” realizando tarefas autônomas que vão de organização de agendas a geração de documentos, passando por inteligência de negócios e gestão de projetos. Segundo a empresa, mais de 10 mil PMEs já utilizam a solução.
Motion quer ser o time operacional que as PMEs não têm
O diferencial da Motion está no foco. Enquanto gigantes da IA disputam grandes corporações, a startup mira empresas como agências, construtoras, escritórios de TI e serviços locais, negócios que representam metade do PIB americano, mas que muitas vezes não têm estrutura (ou conhecimento técnico) para implementar IA de forma eficaz.
Com tecnologia plug & play, a plataforma reúne recursos como:
- Inbox inteligente, que centraliza atualizações da equipe
- Assistente de documentos, que rascunha, revisa e responde a textos
- Agenda de IA, que organiza tarefas diárias, prioridades e atrasos
Harry Qi, CEO e cofundador da Motion, resume a missão: “Nossos clientes estão sendo deixados para trás neste mundo de IA. Vamos ajudá-los a vencer”.
Segundo a Scale Venture Partners, que liderou a Série C, o valor da Motion está em resolver uma dor real: empresas que querem usar IA, mas não sabem por onde começar.
No mundo real das PMEs, falta tempo, equipe e know-how. A Motion aposta que, se a IA puder trabalhar sozinha, o salto de eficiência vem, mesmo para quem nem sabe o que é LLM.