Foto: Abner Garcia / Let's Money
Foto: Abner Garcia / Let's Money

A Let’s Money acompanha de perto o AWS for Financial Services Symposium Brasil, realizado nesta terça-feira (14) em São Paulo. O evento, promovido pela Amazon Web Services (AWS), reúne executivos de bancos, fintechs, seguradoras e órgãos reguladores para discutir como a IA generativa, a Agentic AI e a nuvem estão transformando o ecossistema financeiro global.

Com o tema “IA com Protagonismo: a Era dos Agentes Financeiros”, o simpósio propõe um mergulho estratégico sobre o impacto das novas tecnologias na produtividade, segurança e experiência do cliente. O encontro marca a quarta edição global do AWS Financial Services Symposium e reforça o papel do Brasil como um dos mercados mais inovadores da América Latina.

Na abertura, Julio Morais, Head of Large FSI Clients da AWS, destacou o protagonismo das instituições financeiras na adoção tecnológica. “É um prazer muito grande estar aqui, não só nesta manhã, mas durante todo o dia, falando sobre casos de uso, clientes e novas tecnologias. Este é o quarto FSI Symposium realizado também em outros países e ele mostra a importância do mercado financeiro e seu protagonismo na adoção de Cloud, Generative AI e agora Agentic AI”, afirmou.

O executivo também ressaltou a agenda “rica e colaborativa” preparada para o evento, com painéis sobre inteligência artificial aplicada, automação de processos, segurança de dados e transformação digital.

AWS reúne grandes nomes do setor financeiro

O simpósio, aberto por Julio Morais e Cleber Morais, Managing Director da AWS, conta com uma programação que reflete a diversidade e a maturidade tecnológica do mercado brasileiro. Entre os destaques, estão apresentações de Fernando Lorato, economista-chefe do Bradesco, Carlos Eduardo Mazzei (Cadu), CTO do Itaú Unibanco, e Ticiana Amorim, CEO da Aarin, empresa de serviços financeiros adquirida pelo Grupo Bradesco em 2022.

A AWS também trouxe especialistas internacionais para demonstrar casos de uso de agentes de IA em mercados como o norte-americano, além de um painel moderado pela McKinsey com executivos do C6 Bank, PagBank e BTG Pactual, abordando as oportunidades e desafios da IA no setor.

Durante a tarde, o evento se divide em três trilhas temáticas, com representantes de Lever, Santander, PicPay, Story e outras instituições, explorando aplicações práticas da nuvem e da inteligência artificial. O encerramento fica por conta de Amanda Graciano, líder da Trama, que apresentará tendências e perspectivas para o futuro dos agentes digitais.

“O protagonismo é dos nossos clientes”, concluiu Julio Morais. “Cada um deles está moldando o futuro dos serviços financeiros com base em inovação, colaboração e tecnologia.”

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.