Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Nekt, plataforma brasileira de organização de dados e inteligência artificial, acaba de atrair um novo investimento da Norte Ventures que, além de investidora, também é cliente da startup. O movimento reforça o momento de crescimento acelerado da empresa, que vem conquistando espaço no ecossistema global de tecnologia e ampliando sua base de clientes em Brasil, Estados Unidos e Austrália.

Fundada em 2024, a Nekt atua como uma espécie de Databricks voltada para pequenas e médias empresas, oferecendo uma plataforma que centraliza informações dispersas e as transforma em análises completas com suporte de IA. Atualmente, mais de 40 empresas utilizam a solução, incluindo fundos de investimento e startups em expansão.

Segundo Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt, a nova parceria com a Norte Ventures surgiu de forma natural. “A Norte é nossa cliente desde o início do ano e teve uma experiência muito positiva. Entendemos que poderíamos estreitar ainda mais a relação, acelerando validações do produto e abrindo novas conexões dentro da comunidade de startups”, afirma de acordo com o “Startups”.

Nekt avança com foco em integração de dados e novos produtos

A Norte Ventures é o primeiro fundo de venture capital a se tornar cliente da Nekt. O grupo, que apoia empresas de tecnologia em estágio inicial, conta entre seus investidores nomes ligados a Nubank, iFood, Mercado Livre, Brex e Creditas.

De acordo com Pedro Teo, sócio da Norte Ventures, o investimento reflete a confiança no potencial da plataforma. “Experimentamos a solução da Nekt em primeira mão e vimos o impacto direto nas estratégias de dados e IA das empresas do nosso portfólio. A robustez técnica e a maturidade do time são diferenciais importantes para escalar a solução globalmente”, explica.

Com o novo aporte, a Nekt pretende acelerar o Product-Market Fit (PMF) e antecipar projetos voltados à criação de novos produtos em 2026. “Estamos caminhando para oferecer soluções de câmaras de análise de dados que ajudem empresas a entender melhor suas próprias informações. Esse será o foco da próxima fase da Nekt”, adianta Duarte.

A startup, que opera em modelo 100% remoto com equipe baseada em Florianópolis, segue expandindo sua presença global com clientes em diferentes regiões e planos de crescimento para os próximos anos.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.