Série B

Numeral capta US$ 35 mi para automatizar imposto de vendas com IA

Startup avaliada em US$ 350 mi investe em IA para descomplicar tributos de mais de 11 mil jurisdições

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Numeral, startup focada em automação do imposto sobre vendas via IA, levantou US$ 35 milhões em sua Série B, chegando a uma avaliação de US$ 350 milhões com apenas dois anos de atuação. O aporte foi liderado pela Mayfield, com participação de investidores como Benchmark, Uncork Capital, Y Combinator e Mantis. Seis meses antes, em sua Série A, a empresa havia captado US$ 18 milhões.

Fundada por Sam Ross, ex‑gerente de produto no Airbnb, a Numeral nasceu da frustração com a gestão complexa de tributos para negócios de e-commerce e SaaS espalhados pelos Estados Unidos. Ross percebeu que muitas empresas precisavam lidar com centenas de obrigações fiscais em diferentes jurisdições simplesmente por vender para clientes de vários estados.

Proposta da Numeral vai além do comum

A proposta da Numeral vai além de software contábil comum: sua IA acompanha mudanças nas leis em mais de 11 mil jurisdições, gerencia correspondências fiscais, declarações e pagamento em nome do cliente, tudo de forma automatizada. A empresa afirma que o risco de erros (“alucinações”) é baixo justamente porque muitas regras fiscais são bem definidas.

Atualmente, a startup atende mais de 2.000 clientes de comércio eletrônico e software, como EightSleep, Graza Olive Oil e Manus. No ano passado, sua receita cresceu cerca de 3,5 vezes. Ross destaca também que a internacionalização é parte central da estratégia, mercados como Tanzânia e Quênia já têm clientes da Numeral, oferecendo serviço de tributos fiscais até onde contadores locais nem alcançam.

O mercado de compliance tributário está aquecido, com startups disputando espaço e problemas similares enfrentados por empresas menores e globais. Competidores como Anrok, Zamp e veteranas como Avalara também operam nesse segmento, mas a oferta global da Numeral e o uso estratégico de IA são diferenciais claros.

Gabriel Rios

Editor-chefe

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, também realizou o curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Foi editor do BP Money e repórter do Bahia Notícias.